Partindo-se do pressuposto de que nem todas as empresas possuem espaço físico, recursos e estruturas consolidados o bastante para as permitir armazenar suas produções em um ambiente próprio, é o serviço de armazenagem terceirizado que se/lhes apresenta como uma eficiente opção.

Além de altamente benéfico, este serviço se caracteriza por conseguir promover a redução dos custos operacionais ligados à mão de obra da empresa, fazendo com que, de quebra, ela ainda consiga usufruir de melhores controles e movimentações de estoque, ganhando em eficiência e agilidade sobretudo no que diz respeito a seus processos logísticos.

Se estas preliminares, mas cruciais informações não se bastassem por si só, vale lembrar que outros benefícios práticos também podem se responsabilizar por servir de plano de fundo para tal terceirização processual. Conheça alguns deles:

 

A terceirização de alguns processos logísticos pode compensar principalmente quando trabalhada a longo prazo

O empresário contemporâneo precisa, antes de mais nada, enxergar as projeções futuras de seu empreendimento. Neste contexto, lhe faz mais do que recomendado apostar na terceirização de seus processos de armazenagem, uma vez que, ao optá-lo, o empresário pode vir a usufruir de “usar somente o que se paga” no sentido de não ter de terceirizar tal serviço no período que o mesmo não se apresentar como conveniente.

Além disso, o profissional que aposta na terceirização de seus armazenamentos logísticos normalmente deixa de possuir uma despesa fixa no sentido de substituí-la por uma despesa variável, já que suas demandas normalmente tendem a (de forma positiva, é bom que se diga) se alterar mês a mês.

 

Burocracia

Uma vez que são muitas as burocracias que vigoram no que diz respeito ao espaço físico destinado a almoxarife ou armazém próprios, confiar a terceirização das operações empresariais, comerciais ou industriais a uma instituição especializada em tais processos tende a, em qualquer prazo, diminuir e muito os desgastes que podem vir a fazer parte da relação travada entre empresa contratante e órgãos reguladores vigentes.

Em termos práticos, por outro lado, cabe salientar que por vezes a empresa especializada em procedimentos de armazenagens logísticas também se apresenta como capaz de atender demandas extras, fazendo com que a parceria entre ambas as instituições consiga ser pautada em uma melhor e mais robusta margem de trabalho.

 

Segurança

Além de normalmente promover seus serviços com uma maior agilidade, a empresa logística terceirizada expert em armazenamentos também se destaca por conseguir lançar mão da maior segurança, dos melhores processos, da maior eficiência e da mais otimizada qualidade operacional de sua instituição.

Confiáveis, muitas dessas empresas ainda se caracterizam por serem dotadas do ISO 9001, certificação que gera ainda mais confiabilidade ao processo logístico de armazenamento como um todo.

Por fim, cabe salientar que um armazém terceirizado tem a responsabilidade de gerir os bens do contratante (ou depositante, neste caso) e, caso haja algum sinistro com a mercadoria, o armazém arca com os custos, diminuindo em muito o risco a ser corrido por parte da empresa que está contratando.