Quando se fala em armazenagem, lembramos logo de grandes galpões, bem espaçosos e seguros, com dimensões suficientes para comportar vários estoques. Mas a armazenagem nem sempre é realizada sob a proteção de uma cobertura — muitas vezes, é necessário recorrer à armazenagem ao ar livre.

Confira este post e veja em que situações é preciso utilizar esse tipo de armazenagem!

A armazenagem e a logística

Atualmente, o processo de armQuando se fala em armazenagem, lembramos logo de grandes galpões, bem espaçosos e seguros, com dimensões suficientes para comportar vários estoques.azenagem é mais complexo, envolvendo as áreas de produção, marketing e finanças. Usar estrategicamente o conceito de armazenagem vai ajudar a reduzir custos na empresa. O espaço físico é fundamental para a efetivação da armazenagem, seja em galpões ou ao ar livre.

Conforme o local onde está situada a fonte de matérias-primas, as vias de acesso e o mercado, serão necessários mais ou menos centros de distribuição e armazenagem. Outro fator importante é o tipo de produto que será armazenado e a variação que sofre em seu peso, bem como o seu manuseio e a atividade que a empresa desenvolve.

Controlando adequadamente a etapa de armazenagem e os estoques, a empresa pode reduzir custos ao mesmo tempo em que garante um bom atendimento ao cliente. Isso se torna mais fácil com a adoção de um sistema automatizado, que permite controle otimizado e evita erros manuais.

Os tipos de armazenagem

Existem 2 tipos básicos de armazenagem:

Permanente

Trata-se de um processo definido antecipadamente em um lugar destinado ao depósito dos materiais (considera critérios relacionados ao armazém como espaço físico, acessórios, organização, armazenagem interior/exterior);

Temporária

Podem ser improvisadas armações de forma a obter uma fácil disposição dos materiais (colocação de estrados, pranchas e outras coisas).

A armazenagem ao ar livre e suas vantagens

Sem dúvida, a armazenagem ao ar livre é uma estratégia que favorece a redução de custos, contribuindo para gerar economia na empresa e otimizar o fluxo de caixa.

Essa modalidade de armazenagem é indicada principalmente para ferragens e materiais pesados. Nesse caso, considera-se a armazenagem em função das prioridades de tamanho, peso e características dos materiais. Priorizando esse critério, o gestor pode aprovisionar melhor o espaço, mas deverá manter sempre um controle rigoroso sobre todas as movimentações.

De qualquer modo, a armazenagem ao ar livre pode seguir outros critérios como agrupamento, frequência (com qual frequência o material é movimentado?), separação entre lote diário e de reserva e outros.

Os exemplos de armazenagem ao ar livre

Existem certos materiais, como os pneus, que precisam ser armazenados em ambiente fresco e escuro para conservar suas propriedades. Claro que é possível encontrar um galpão com essas condições, mas caso não haja mais espaço nele, nem seja possível aproveitar um porão ou uma garagem, é possível armazenar esses materiais ao ar livre.

Pode-se improvisar um local, usando sacos de lixo para proteger o material da radiação solar e colocando-os sobre tábuas de madeira compensada. A madeira deve ser colocada sobre blocos de concreto bem nivelados para evitar o contato dos pneus com o solo.

A madeira serrada é outro material que pode ser armazenado ao ar livre, desde que o lugar escolhido seja bem ventilado, drenado, sem detritos ou mesmo vegetação que possam dificultar a movimentação do ar (especialmente, perto do solo). O lugar deve ser seguro contra incêndios, considerando que o material queima fácil.

As pilhas de madeiras devem ser colocadas em suportes, respeitando-se a distância de 40 a 50 cm do chão. Outro ponto a considerar é o teor de umidade (TU) da madeira, que deve ser igual ou superior ao teor de umidade do lugar de armazenamento.

Você já recorreu à armazenagem ao ar livre para guardar materiais de sua empresa? Já recorreu à terceirização do processo de armazenagem? Esta também é uma forma eficaz de reduzir custos e otimizar sua gestão! Para mais informações, contate a Arm Logística!

WhatsApp WhatsApp