Poder armazenar os consumíveis de sua empresa em um centro estratégico de distribuição (como naqueles que são dispersos pela capital carioca, por exemplo) pode vir a se apresentar como uma conduta apta a envolver diferentes benefícios. Como não poderia deixar de ser, os principais deles estão representados na listagem a seguir. Confira:

  • Possibilidades efetivas de redução de custos;
  • Melhor controle dos processos logísticos;
  • Otimização da produtividade em períodos especiais;
  • Fácil acesso dos fornecedores (condição esta que é alcançada através da proximidade do Porto com o Rio, que possui o pré-sal “em frente”);
  • Chance de planejar os investimentos de maneira mais qualificada.

Se estes benefícios não se bastassem por si só, outras vantagens também merecem destaque. Neste caso, uma das principais delas fica a cargo da diminuição dos quilômetros rodados da ida até Macaé e da volta para o Rio de Janeiro.

 

Localização privilegiada

Conforme já adiantado, a questão da localização interfere e muito no armazenamento de consumíveis. Isto é, quanto mais próxima a empresa especializada neste tipo de armazenamento estiver em relação ao Porto do Rio, melhor tenderá a ser o processo logístico como um todo.

No caso da ARM Logística, por exemplo, esta condição se faz absolutamente presente a partir do momento em que sua sede fica localizada a tão e somente 32 quilômetros de distância do Porto do Rio. Por sua vez, a Vatis, empresa que também pertence ao grupo ARM Logísticas, se destaca por estar apenas a 21 quilômetros do Porto de Niterói. Ambas, portanto, se apresentam como opções altamente positivas no que diz respeito aos custos-benefícios trabalhados entre elas e a retroarea de Oil & Gas.

 

Saiba quais são as principais ações executadas em um centro de distribuição especializado

Uma vez caracterizado como especializado no recebimento de armazenagens de insumos diversos, o centro de distribuição acaba meio que se caracterizando por conseguir trabalhar junto às seguintes condutas:

  • Recebimento de mercadorias;
  • Conferência de produtos;
  • Movimentação dos itens até o local de armazenagem;
  • Prática do armazenamento propriamente dito;
  • Separação dos pedidos;
  • Embalagem das mercadorias destinadas à expedição e ao transporte;
  • Execução da auditoria de estoque.

 

Redução de custos

Assim como acontece com a armazegem terceirizada nua e crua, a armazenagem de consumíveis no Rio ao invés de Macaé também se caracteriza por oferecer uma redução de custos ao empresário que opta por aderí-la. Isso porque a companhia faz com que o estoque seja/esteja concentrado em um único lugar.

Sob uma abordagem mais prática, também pode-se afirmar que a partir do momento em que uma determinada organização conta com um local destinado à armazenagem de suas mercadorias positivamente organizado, menores são as possibilidades de existirem falhas associadas a seus excessos e perdas, condição que também ajuda a diminuir os custos trabalhados no processo.

Por fim, mas não menos importante por conta disso, as vantagens passíveis de estarem atreladas à armazenagem de consumíveis no Rio ao invés de Macaé também podem acabar representadas pela agilidade na entrega dos insumos e pela crucial ajuda ligada ao aumento do controle da sazonalidade.

WhatsApp WhatsApp