Toda empresa, independentemente do porte — pequeno, médio ou grande —, precisa de um planejamento logístico para otimizar a expedição de suas mercadorias, ao mesmo tempo em que proporciona a redução de custos operacionais.

Isso implica em se preparar para desenvolver uma estratégia logística conhecendo os diversos serviços nos modais de transporte, a fim de escolher o que melhor se adéqua as necessidades do seu negócio.

Nesse contexto, apresentamos o serviço de carga fracionada, um tipo de frete que tem auxiliado significativamente a distribuição e entrega de produtos das pequenas e médias empresas. Acompanhe!

Conceito de carga fracionada

Carga fracionada é um tipo de serviço de transporte de mercadorias em pequenas quantidades que ocupam apenas parte do espaço de um caminhão ou qualquer outro veículo.

Essa modalidade de operação logística surgiu para atender as necessidades das pequenas, médias e, em alguns casos, até grandes empresas que não possuem a quantidade de produtos suficientes para ocupar a capacidade total de um veículo e também não conseguem arcar com o custo de um frete completo.

Diferença entre carga fracionada e carga completa

A diferença consiste em que a carga completa, ao contrário da carga fracionada, possui a quantidade suficiente de mercadorias para preencher completamente o caminhão, que fará o transporte exclusivamente para a remessa de um cliente.

Funcionamento do transporte de carga fracionada

Essa categoria de operação procura agrupar várias remessas de materiais com as mesmas características em um único veículo, ou seja, a carga fracionada reúne produtos de empresas diferentes.

Dessa forma, a coleta é realizada em diferentes pontos por veículos menores, muitas vezes em cidades diferentes e depois reunidos em um único centro de distribuição. Para isso, as transportadoras se organizam da melhor maneira para poder realizar todas as coletas em tempo hábil e, assim efetuar as entregas em diversas localidades do país dentro dos prazos estabelecidos.

Benefícios do transporte de carga fracionada

Os principais benefícios para as empresas, sem dúvida, são a segurança e a economia, pois as empresas passaram a pagar proporcionalmente pelo espaço utilizado em cada remessa de mercadorias, o que possibilitou redução de custos com logística.

Com o valor bem mais acessível do que uma carga completa, esses gastos se tornam mais homogêneos e previsíveis. Além disso, como são transportados somente produtos similares os riscos de extravios, avarias, acidentes ou ainda contaminações — como nos casos de produtos alimentícios — são consideravelmente reduzidos.

Outro grande benefício desse modal é que não há a necessidade de aguardar até ter a quantidade suficiente para preencher um veículo, assim a empresa também ganha com a redução do tempo de parada e o aumento da agilidade no transporte e entrega dos produtos.

Soluções logísticas para o transporte de carga fracionada

Um bom serviço de transporte de carga fracionada deve contar com soluções como:

  • armazenagem – para empresas que demandam espaço para suas mercadorias;
  • centro de distribuição – que disponha de opções como cross-docking, picking e packing, etiquetagem, paletização, unitização, inventários entre outros;
  • gestão de estoque – com foco em reduzir o estoque ao mesmo tempo em que minimiza os custos; e
  • projetos logísticos – que otimize os processos, proporcione aumento da eficiência operacional e melhorias no nível de atendimento ao cliente final.

A empresa prestadora de serviços também deve oferecer orientações voltadas para otimização do fluxo logístico e redução de custos, além de suporte de informações por meio de relatórios gerenciais.

Agora que você já sabe como funciona o serviço de carga fracionada, que tal aprender mais sobre transporte e armazenagem de cargas frágeis?