Todos os profissionais e empresas precisam apresentar documentos que comprovem que eles realmente estão habilitados a desenvolver certas operações.

Os profissionais que atuam no setor de logística também precisam apresentar determinadas certificações que servem para dar credibilidade e confiabilidade ao seu trabalho.

Veja a seguir algumas certificações básicas que um profissional do serviço de armazenagem deve ter!

A Abai e as certificações CPIM, CSPC e CIRM

A Abai é a Associação para Educação em Administração Empresarial. Ela foi fundada em 1994 e responsabiliza-se pela capacitação de profissionais que atuam na gestão de operações corporativas e da Supply Chain (Cadeia de Suprimentos), incluindo o serviço de armazenagem, demanda, produção e distribuição de produtos.

CPIM

O CPIM (Certified in Production and Inventory Management, ou Certificado em Produção e Gestão de Estoques) é um certificado destinado aos profissionais de logística, manufatura, vendas/compras, distribuição e planejamento, envolvidos na gestão da cadeia de abastecimento, a SCM (Supply Chain Management).

A certificação Apics CPIM permite ao profissional revelar seu nível de compromisso com as atividades que exerce, abrindo novas oportunidades para ele e oferecendo possibilidades de aumentar seus ganhos.

Para conquistar a CPIM, a pessoa precisa efetuar cinco exames relacionados aos módulos que a compõem:

  1. BSCM: Basics of Supply Chain Management, ou Noções Básicas do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
  2. MPR: Master Planning of Resources, ou Planejamento Mestre de Recursos;
  3. DSP: Detailed Scheduling and Planning, ou Programação e Planejamento Detalhados;
  4. ECO: Execution and Control Operations, ou Operações de Execução e Controle;
  5. SMR: Strategic Management of Resources, ou Gestão Estratégica de Recursos.

CSPC

O CSPC (Certified Supply Chain Professional, ou Certificado Profissional da Cadeia de Suprimentos) é um certificado destinado aos profissionais que já possuem experiência na área de Supply Chain, no serviço de armazenagem e outras áreas relacionadas.

Trata-se de um “master” da CPIM, com mais de 13 mil profissionais certificados pelo mundo todo, oferecendo uma visão mais ampla das operações de Supply Chain (envolve todas as etapas da cadeia, desde o fornecimento até a entrega ao consumidor final).

CIRM

O CIRM (Certified in Integrated Resource Management, ou Certificado em Gestão Integrada de Recursos) é outro curso ministrado pela Apics cuja finalidade é integrar a gestão da cadeia de abastecimento aos outros departamentos da empresa, como o administrativo, o financeiro, vendas e marketing, servindo mesmo como complementação ao CPIM.

A Aslog e a Certificação Profissional em Logística

A Aslog é a Associação Brasileira de Logística e oferece a Certificação Profissional em Logística, formada por muitas provas e também dividida em módulos.

Trata-se de um certificado desenvolvido pela Aslog em parceria com a LALT (Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transporte), da Unicamp. Ele segue os padrões da ABNT e do Inmetro, sendo suas provas divididas nos módulos:

  1. fundamentos gerais;
  2. gestão de pessoas;
  3. gerenciamento e economia de sistemas logísticos;
  4. legislação e tributação logística;
  5. logística internacional;
  6. projetos pogísticos.

Esse certificado serve para empresas e pessoas físicas, permitindo que executivos comprovem sua capacitação e que as empresas tenham um bom referencial técnico para contratar profissionais especializados em logística e serviço de armazenagem.

A Anvisa e a certificação do serviço de armazenagem

Existe uma certificação obrigatória para empresas armazenadoras, distribuidoras e importadoras de produtos para saúde (como insumos farmacêuticos e medicamentos). Trata-se do Certificado de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem (CBPDA), emitido pela Anvisa.

A norma regulamentadora desse certificado é a RDC nº 39/2013, ficando o estabelecimento que não cumprir a norma sujeito às penalidades da Lei n° 6.437/1977.

Não se trata de um certificado emitido em razão de um curso, mas da adoção de práticas satisfatórias do serviço de armazenagem e distribuição quando a inspeção for realizada.

Que certificações básicas do serviço de armazenagem sua empresa apresenta? Aproveite para entrar em contato com a ARM Logística! Conheça os nossos serviços!