A copa acabou, e, com a eliminação precoce do Brasil, lojistas de todos os tamanhos viram produtos que faziam alusão à seleção ou ao torneio encalharem nas prateleiras. Em 2014, quando o mundial aconteceu no país, indicadores mostraram que as promessas do governo de que o torneio criaria milhares de empregos e causaria impacto positivo na economia estavam totalmente erradas. Em 2014, o PIB brasileiro cresceu míseros 0,1%

Apesar disso, alguns setores se saíram melhores que outros, com destaque para o Turismo, que cresceu em 140% o número de estrangeiros no país, os bares, com alta de 25% nas vendas, e a venda de televisores, com 100% de crescimento – em 2018, nos primeiros quatro meses do ano, a venda de TVs cresceu 21%.

Já a indústria, como um todo, foi o setor que mais sofreu com a copa no Brasil, no setor de veículos, por exemplo, a queda nas vendas foi de mais de 17%. Entretanto, ao contrário de 2014, a copa na Rússia não causou efeitos na economia brasileira, sejam eles positivos ou negativos.

Por outro lado, os efeitos na economia podem ter como explicação a falta de interesse do brasileiro pela copa de 2018. Pesquisa do Datafolha mostrou que 53% do povo não mostrava interesse pela copa.

Gestão de crises na logística
Todos esses elementos devem ser levados em conta em uma operação logística voltada para o varejo, principalmente em tempos de crise econômica, como a que passamos atualmente. O sucesso da operação depende da sua gestão e acreditar apenas na intuição pode levar uma empresa à falência.

Se o comportamento do cliente mudou com o passar dos anos, a empresa também deve acompanhar essa nova onda. Entregar ao cliente as comodidades que ele deseja, além disso, é preciso estar atento ao que a concorrência está fazendo, os fornecedores, analisar as tendências. Ou seja, não parar no tempo.

Tome cuidado ao acreditar piamente sobre a viabilidade do negócio. Excesso de entusiasmo pode afetar na hora de avaliar os riscos da operação. Da mesma forma, pode fazer com que se perca o foco do negócio. Se há uma crise, estude como sair dela com calma, não tente diversificar o negócio apenas para fazer com que as vendas cresçam momentaneamente. É preciso planejamento para qualquer mudança.

Cuidados com a gestão de estoques
Em momentos de instabilidade econômica, não acompanhar o estoque com atenção é fonte de prejuízos, seja pelo excesso de produtos ou pela falta em um momento de grande procura. Como a demanda é variável durante o ano, com épocas de maior saída de produtos, é preciso contar com uma gestão de estoques apurada.

Um bom sistema de gestão permite à empresa prever a demanda durante o ano, com base no histórico de vendas de anos anteriores.  Além de permitir manter a qualidade no armazém, evitando, assim, desperdício de materiais.

Apesar de ser um grande desafio, uma boa gestão de estoques pode ser o fator determinante para que uma empresa apresente lucro ou prejuízo em suas operações.

O foco do nosso serviço de Gestão de Estoque é reduzir o estoque sem que isso atrapalhe a operação, de forma que exista uma minimização nos custos com armazenagem e redução de estoque empatado. Entre em contato e converse com a gente.

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