Embora muitos empresários acreditem que não, o estoque é um dos espaços que melhor detalha em que pontos um determinado empreendimento (independentemente do porte) pode crescer ou diminuir de tamanho ao longo do tempo. Por conta disso, criamos esse breve artigo com base em algumas dicas valiosas para que, o quanto antes, você otimize o controle de estoque em sua empresa.

Confira:

 

Priorize os bons fornecedores

Prezar pelo contato recorrente com os melhores fornecedores para as suas demandas semanais (ou mensais, se for o caso) pode representar o primeiro acerto capaz de determinar a saúde do estoque de sua empresa. Através dessa prática, é imprescindível que você ganhe em pontualidade, preço justo e custo-benefício. Nesses casos, vale ressaltar que preço é tão e somente apenas uma das variáveis que precisa ser considerada ao longo de uma cotação eficiente.

 

Conheça os benefícios por trás de um eficaz controle de estoque

Após estabelecer uma linha definitiva capaz de traçar quais são os bons e os maus fornecedores de seu negócio, é primordial que você conheça (detalhe, na realidade) as vantagens que você pode obter assim que seu controle de estoque passa a se apresentar como eficiente. Veja quais são elas:

  • Redução de custos;
  • Aumento de vendas e índice de receita;
  • Operações mais simplificadas;
  • Manutenção da qualidade dos produtos adquiridos e, sobretudo, comercializados.

 

Orçamento anual do estoque

Para ser apresentado como eficaz à sua empresa, o controle de estoque precisa ser pautado em um planejamento prévio. Em linhas gerais, essa previsão pode se dar com base em uma periodicidade de até um ano. Isto é, com um ano de antecedência, é recomendado que você estipule os gastos que deverá ter com seu setor de armazenamento pelos próximos meses. Embora não aparente, essa é uma condição capaz de fazer com que seu negócio ganhe em redução de custos e melhore o nível das vendas.

 

Automatização e investimento em tecnologia

Assim como acontece com outros procedimentos logísticos gerais, investir em tecnologia jamais pode ser considerado um erro ou um excesso – principalmente quando o assunto trata de controle de estoque empresarial. No campo prático, inclusive, é justamente essa automação que definirá em que aspectos seu estoque precisa ser otimizado e os demais em que o sistema pode contar com um maior equilíbrio.

 

Inventário

Muitos especialistas ligados ao segmento logístico corporativo apontam que categorizar o seu inventário através de um detalhamento teórico e, por que não, prático, pode fazer com que seu estoque seja otimizado em termos de economia. Ao longo dessas categorizações, é imprescindível que o valor de uma determinada mercadoria seja considerado. Simultaneamente, o mesmo deve acontecer com relação à rotatividade desse produto (isto é, de que maneira ele “gira” no mercado sem ter de voltar ao setor de estoque).

 

Padronização e acompanhamento das entregas

De modo a encerramos esse artigo com chave de ouro, não há como deixar passar a importância da padronização e do acompanhamento que você deve prezar em cada entrega realizada por sua empresa.

Agora que você já sabe como otimizar o controle de estoque na sua empresa, que tal passar a adotar cada uma dessas condutas em seu dia a dia? Conversa com nossos consultores.

 

WhatsApp WhatsApp