Escolher o modal de transporte mais adequado para o seu negócio exige uma adequação ao produto ou insumo que será transportado. As empresas devem priorizar, na escolha de determinado tipo de transporte, a relação entre o tempo e a distância a ser percorrida para o deslocamento da carga.

Neste post você conhecerá a estratégia logística para cada um dos cinco grandes modais utilizados no Brasil.

Modal rodoviário

O transporte rodoviário é o mais utilizado no país. Pouco mais de 60% do deslocamento de cargas é feito pelas estradas e rodovias federais, estaduais ou privatizadas. A rede rodoviária brasileira se desenvolveu de forma significativa a partir do governo Juscelino Kubitschek, na década de 1950, e continua priorizada na matriz de transportes.

Apesar disso, o transporte rodoviário é compensador para o transporte de produtos finalizados ou semifinalizados em pequenas distâncias. Ele oferece maior facilidade para entregar os produtos na porta dos clientes. Quando ocorrem imprevistos, há a possibilidade de a rota ser alterada.

O modal rodoviário se adapta e complementa os outros tipos de transportes. No Brasil, o transporte rodoviário tem um custo competitivo por conta da grande malha viária.

Modal ferroviário

Até meados da década de 1950 o Brasil tinha uma malha ferroviária considerável. Porém, os investimentos foram caindo após o período e diferentes padrões de trilhos foram implementados, dificultando o transporte por meio dos trens. As ferrovias foram se deteriorando, bem como as locomotivas e os vagões.

Com um bom custo-benefício, baixo índice de acidentes e de roubos de carga, esse é um modal de transporte adequado para percorrer grandes distâncias, como no caso brasileiro. A composição dos trens é ideal para conduzir grandes volumes de commodities agrícolas, caso da soja, e minerais, como o minério de ferro, principais produtos da pauta de exportações do país.

Modal aquaviário

Esse tipo de transporte abrange qualquer deslocamento sobre as águas, como o fluvial e a cabotagem, por exemplo. Com mais de 8.500 km de litoral e uma extensa rede hidrográfica, o transporte aquaviário tem uma utilização aquém do potencial que o Brasil disponibiliza. Cerca de 15% do que é transportado no país é feito sobre as águas.

Como no modal ferroviário, o transporte aquaviário permite o deslocamento de elevadas quantidades e variedades de mercadorias em vários estágios de produção. É capaz de levar tanto produtos a granel, quanto produtos finalizados conteinerizados.

O sistema é ideal para percorrer grandes distâncias, mas, ressalta-se que a velocidade do transporte é inferior em relação aos outros modais, o que demanda um planejamento de tempo maior.

Modal aéreo

Para ser rentável, o transporte aéreo precisa ser feito em longas distâncias, em alguns casos maiores que o ferroviário e o aquaviário. Entretanto, a agilidade de percorrer grandes distâncias em curto tempo faz o transporte aéreo ser atraente para levar produtos de alto valor agregado, como eletrônicos, produtos frágeis e objetos com prazo de validade mais curto.

A implantação dos aeroportos geralmente é feita próxima de centros urbanos, porém há uma necessidade de criação de terminais de acessos exclusivos para esse transporte. Outra característica é que haja um sistema de complementariedade, ou seja, que faça com que a carga chegue a seu consumidor final.

Modal dutoviário

Ideal para o transporte a granel de commodities com elevado volume, o transporte dutoviário pode ser implantado na superfície terrestre, sob as águas oceânicas ou sob o solo. As tubulações que compõem esse sistema transportam os insumos pela força da gravidade ou por algum tipo de pressão externa.

Os dutos mais conhecidos transportam gás natural (gasodutos), óleos derivados de petróleo (óleodutos) e minérios (minerodutos). O transporte por dutos ocorre sem interferências meteorológicas, é um transporte seguro e as cargas são deslocadas de forma constante.

Todavia, sua implantação é mais burocrática e mais rigorosa que os demais modelos, uma vez que em casos de acidentes ambientais os impactos são maiores e os pontos para impulsionar o deslocamento das cargas são limitados.

Adeque a estratégia logística

O mais importante quando se opta por determinados modais de transporte é estabelecer uma relação entre a maior quantidade de produtos transportados com menores custos e tempo. Aproveite para entender também como a estrutura portuária afeta o processo logístico.

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