Existem, em especial, dois conceitos que, devido à sua integração, podem ser unificados por alguns gestores: trata-se de “logística” e “supply chain” (cadeia de suprimentos).

Naturalmente, eles estão muito associados, mas apresentam algumas diferenças que o gestor deve conhecer para tornar sua administração mais eficiente.

Continue a leitura e veja o que significa cada um desses conceitos e as diferenças que apresentam entre si!

Logística

A logística é um conceito que significa organização e contabilidade. Na verdade, ele tem origem francesa: vem do termo “logistique”, ciência que trata do planejamento e da realização de diferentes projetos.

O conceito originou-se das estratégias de guerra (armazenamento, distribuição e manutenção de diversos itens, como armas, alimentos, roupas, transporte e medicamentos).

Com o decorrer do tempo, logística passou a denominar o gerenciamento dos materiais usados em determinadas operações empresariais (armazenamento e distribuição de matérias-primas e produtos).

Foi a partir da década de 1970 que a logística empresarial iniciou seu grande desenvolvimento.

A logística empresarial é fundamental nas empresas, sendo responsável pela gestão de todos os materiais. A área logística gerencia tanto os recursos financeiros quanto os recursos materiais, realizando o planejamento eficiente da produção, do armazenamento, do transporte e da distribuição desses recursos.

A logística integrada é justamente a causa da unificação dos dois conceitos (logística e supply chain), já que busca a máxima integração entre os processos de uma empresa.

Supply chain (cadeia de suprimentos)

O supply chain abrange todos os processos que envolvem a vida de um produto, desde a sua produção (a partir de uma matéria-prima) até a entrega ao consumidor final.

Ele é formado por diversos integrantes que agem em etapas diferentes (fornecedores, fabricantes, distribuidores, armazéns, varejistas e consumidores).

Pode-se dizer que o SCM (Supply Chain Management, ou seja, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) desenvolveu-se a partir do conceito de Logística Integrada. A finalidade da gestão da cadeia de suprimentos é assegurar a melhor integração entre todos os processos do supply chain.

Diferenças entre logística e supply chain

Resumidamente, pode-se dizer que:

  • logística cuida da integração intraempresarial (dentro da empresa);
  • SCM cuida da gestão interempresarial (entre empresas).

O SCM, portanto, envolve fornecedores e clientes em níveis diversos ― como os clientes dos clientes ―, coordenando para racionalizar e otimizar o fluxo dos materiais e das informações (desde a matéria-prima até o consumo do produto final).

Esse tipo de gestão se propõe a eliminar as redundâncias e diminuir o tempo dos ciclos de produção e dos inventários, de forma a oferecer os melhores serviços pelos menores custos aos seus clientes.

A logística procura adquirir o produto ou a matéria-prima da fonte certa, no tempo certo, na quantidade adequada, no local ideal e para o cliente certo ao preço certo.

Ela se relaciona à movimentação dos produtos de um ponto a outro e controla o fluxo de informações sobre esse deslocamento. Preocupa-se com o controle de estoques e, também, com a redução de custos.

  • A logística cuida diretamente da aquisição dos insumos, do armazenamento e do transporte do produto do ponto de origem ao de chegada;
  • O supply chain está mais associado à visão estratégica e integral dos processos logísticos.

Quando se pratica a Logística Integrada, procura-se unificar logística e supply chain para obter melhor:

  • planejamento;
  • gestão de estoques;
  • processamento de pedidos;
  • movimentação e armazenagem;
  • gestão das informações, transporte e distribuição;
  • PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção).

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