À medida que seu negócio vai crescendo, é fundamental que seus procedimentos internos sejam otimizados na mesma intensidade da produção. Para garantir que este controle seja feito da melhor maneira, no entanto, você deve entender o poder que a armazenagem e os demais processos logísticos possuem em uma instituição de qualquer setor comercial ou industrial.

Na prática a respeito deste tema, a definição de cada um destes processos pode ser confundida entre um elemento e outro. Por isso é natural, por exemplo, que muitos empreendedores de pequeno ou médio porte não saibam ao certo se vale mais a pena investir em logística terceirizada, estoque ou armazenagem. Em primeiro lugar, é necessário diferenciar cada um destes processos – e antes que você se pergunte, sim, eles possuem algumas diferenças entre si.

O conceito principal de armazenagem

Armazenar produtos prontos e de maneira segura pode se oferecer como uma das maiores dificuldades de pequenas, médias ou até mesmo grandes corporações. Partindo-se deste pressuposto, é fundamental que se conte com uma empresa parceira e altamente especializada neste segmento. Somente uma entidade deste nível técnico é capaz de ofertar soluções diferenciadas para o crescimento de sua empresa através desta atividade.

Em linhas de produção que envolve a cadeia de suprimentos, por exemplo, o processo de armazenagem é fundamental. Operações eficientes e ágeis também são bem-vindas e consequências naturais de uma boa estruturação da armazenagem interna de uma empresa. Na transição entre estas teorias e práticas, o armazenamento também é necessário para que o fluxo de deslocamento das cargas de produtos entre um local e outro seja melhor controlado. Como na maioria dos casos o material deve ser arquivado durante um período determinado de tempo, a armazenagem se faz fundamental em qualquer ambiente produtivo.

Os resultados de uma boa armazenagem

Embora aparente ser um gesto simples, uma boa estrutura de armazenagem pode, através da terceirização deste serviço, fazer com que os colaboradores de sua instituição se prendam única e exclusivamente ao core business. Ou seja, o profissional poderá ter a tranquilidade de efetuar seu trabalho da melhor forma possível sabendo que a organização interna de sua empresa/e controle de produtos estará sendo bem monitorada.

Questões de espaço, logística de equipamentos (como pallets e carregadores de caixas, por exemplo), além de material humano especializado são importantes segmentos a marcarem presença em um trabalho efetivo de armazenagem industrial ou corporativa. Estes fatores se integram por conta de que o controle de entrada e saída de mercadorias, produtos e demais insumos deve ser altamente funcional e benéfico para a corporação, fazendo com que a mesma tenha lucro (e não prejuízo) a partir destas ações.

Ou seja, a terceirização do serviço de armazenagem pode representar um extenso custo-benefício para o controle do caixa de sua empresa e, de quebra, ainda significar reais melhorias para a logística geral de seus processos internos – seja ela atuante em uma linha de produção de pequena, média ou larga escala.

 

Gostou das dicas? Precisa de alguma orientação?

A ARM Logística tem a solução adequada para o seu negócio e uma equipe de consultores especializada para ajudar você a obter os melhores resultados no controle do seu estoque.

×