Você sabia que o processo logístico que permeia a rotina de sua empresa deve ser um dos fatores melhor levados em consideração ao longo de sua trajetória profissional? Pois bem. Embora não aparente, é justamente a logística que se responsabiliza por atender as necessidades de um determinado cliente parceiro da melhor maneira e, sobretudo, no tempo certo.

Portanto – e para que sua empresa não venha a sofrer prejuízos por conta de logísticas mal planejadas e/ou efetuadas, separamos os sete principais erros de logística que sua corporação deve evitar acima de qualquer outro detalhe. Confira quais são eles e, de quebra, saiba como solucioná-los da maneira mais eficaz e profissional possível.

Nível correto de Inventário

Inventários ou estoques, como são comumente chamados, são quantidades de matéria prima ou de produto acabado que estão em poder da empresa para suprir variações na oferta de insumos ou alterações na demanda. Assim ter a quantidade certa ajuda a não impactar o fluxo de caixa, nem faltar produto.

Ou seja, avaliar suas capacidades de tempos em tempos pode fazer com que a logística de sua empresa flua de maneira mais positiva.

Pouca visibilidade ao longo do sistema de informação

Para que perdas, desvios e extravios não façam parte do processo logístico de sua corporação, é essencial que você acompanhe as mudanças sofridas por seus produtos em cada uma de suas etapas. Caso o sistema de informação passe a ser inalcançável, atente-se, pois a logística de sua instituição pode estar sendo prejudicada.

Falta de planejamento

Sem qualquer tipo de prejuízo, esse tópico bem que poderia ser o responsável por encabeçar a lista dos principais erros de logística que sua empresa deve evitar. Na prática, por outro lado, falta de planejamento nada mais é do que a ausência de mensuração dos riscos, dos pontos positivos e dos demais detalhamentos a respeito de um determinado processo logístico propriamente dito (que inclui seus sistemas de transporte, definição de rotas e assim por diante).

Deixar a tecnologia de lado

Investir em tecnologia nunca pôde ser considerado em erro e, em pleno 2019, essa regra é ainda mais válida. Ou seja, todo e qualquer processo manual que puder automatizar, automatize sem pensar duas vezes (nem que, para isso, você tenha de desembolsar algum dinheiro). Acredite: o investimento compensa a curto, médio e longo prazo.

Deixar de controlar os custos

É praticamente impossível aumentar as receitas de sua empresa sem que, antes, você controle os custos. No campo da realidade, mensuração de custos nada mais é do que o detalhamento de tudo o que é gasto ao longo do mês. Com esse número em mãos, a economia logística pode passar a ser frequente (e positiva) em seu dia a dia profissional.

Prometer e não cumprir

Prometer uma entrega e não cumprí-la sob a mais rigorosa pontualidade pode, sem qualquer sombra de dúvidas, comprometer a reputação de sua empresa. Para não sofrer desse mal, só prometa aquilo que conseguirá cumprir de imediato. O posicionamento estratégico de sua própria empresa agradece.

As métricas de desempenho devem ser claras

Contar com os chamados KPI’s mais eficientes de seu nicho mercadológico poderá fazer com que as métricas de desempenho de seu negócio demonstrem quem ele realmente é perante o público e a concorrência. Ou seja, somente métricas de desempenho bem definidas são capazes de mostrar o caminho das pedras que sua corporação deve seguir.

Quer melhorar os processos logísticos na sua empresa? Converse com nossos consultores e saia na frente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WhatsApp WhatsApp