Por vezes ouço a seguinte pergunta: qual seria a receita do sucesso para um operador logístico? Assumo que tenho dificuldade em responder a este tipo de pergunta, pois ela por si só já é um pouco soberba, não me parece bem formulada e lhe impõe uma posição de dono da verdade. Normalmente tenho duas respostas: não sei ou sorte.

A primeira, digo quando não quero ir mais a fundo no tema, a segunda já é mais uma provocação. Simplesmente acredito que a sorte se constrói, vem de uma visão de futuro, e é aí que TALVEZ tudo comece.

Na minha crença acredito que para um operador logístico, para um outro negócio ou para sua vida pessoal, saber onde quer chegar é fundamental.  Stephen R. Covey já abordou bem isto no seu ótimo livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Quando ele trata do hábito “Comece com objetivo em mente”. Mas antes e depois outros grandes autores já abordaram o tema das mais diversas formas e… é bem verdade que muito do que se falou ainda não está tão disseminado ou tão bem aplicado no cotidiano de empresários, executivos, gestores, pessoas de forma geral. Cury (O Código da Inteligência, 2008) fala em sermos gestores do nosso intelecto, domarmos nossas vidas, criarmos nossos caminhos. Então talvez falte um pouco de um para alcançar o outro. Portanto, aproveito esta deixa para abordar a minha visão sobre isto, certa ou errada.

Vou começar me desculpando ou pelo pragmatismo ou pelas simplificações que virão a seguir, mas não sei fazer de outra forma, o objetivo será passar minha visão sobre o assunto. Fato é que deixamos muitas vezes os ruídos diários das mais diversas origens nos transformarem e direcionarem nossas vidas e acreditamos que tenha de ser assim. São os problemas diários do trabalho, as reclamações dos clientes, as dificuldades familiares ou simplesmente sua mente. Seja o que for, está sempre interferindo e não deixando ver o que realmente importa.

Minha humilde sugestão é que defina claramente o que você quer para sua vida, para sua família para o seu negócio e assuma a responsabilidade para atingir este objetivo. A partir daí trate os ruídos como pedras que devem ser trabalhadas da melhor forma para não mais aparecerem. Digo isto, pois vejo muitas pessoas trabalhando para que seus ruídos se multipliquem!!! Consciente ou inconscientemente. Fato é que estes são sempre boas desculpas, frutos de procrastinações, falta de atitude, etc. (é o outro lado da sorte, chamado de azar!?).

Outro ponto é a disciplina e o pragmatismo. Depois de ter um objetivo você deve planejar como alcança-lo. Ter a disciplina e dosar seus esforços para dar os passos do tamanho certo. Não corra para não morrer na praia e não esmoreça para não perder o cavalo selado. Seja consistente nos seus passos e não desvirtue dos seus objetivos.

Acredito também que objetivos virtuosos trarão ao seu lado pessoas virtuosas com objetivos similares. E aí está o gancho para se criar um grande negócio. Ter as pessoas que se encaixem com o negócio e acreditem na visão de futuro ancorada por seus líderes. Junte neste molho um conjunto de princípios e regras virtuosas que direcionem as ações e práticas diárias em prol de uma construção de longo prazo e… bem, a sorte está aumentando…

Mas vamos lá, não somos infalíveis, concorda? Então soma-se a isto um pouco de capacidade de ler os avisos subtendidos, eles vêm através de sinais de mudanças tecnológicas, alteração no mercado de trabalho quase invisíveis, ou muitas vezes mudanças bruscas! Como uma nova lei fiscal, ou um novo entrante, ruptura tecnológica…E você, onde entra nesta história. Deve ser capaz de fazer ajustes e correções no caminho, mas que vise sempre um objetivo maior e de preferência de alto valor moral.

E quanto mais aliados neste caminho, melhor será a caminhada. Então compartilhe sua visão com fornecedores estratégicos, parceiros comerciais, e com todos aqueles que podem contribuir com seus objetivos. Lembre-se, a arte de compartilhar e engajar os outros em seus objetivos pode ser a cereja do bolo para aumentar a sua sorte.

Mas estávamos mesmo falando é de operadores logísticos. É verdade. Então some aos pontos acima, estes:  quais são os problemas que você quer resolver de cunho logístico e defina os recursos e ferramentas necessários para atingir este objetivo. No caminho você verá que muita coisa irá mudar. Então na sua base você deve ter uma visão mais clara de como você quer ser visto pelos seus clientes, como você o surpreenderá constantemente e como será o seu maior aliado, quando ele mais precisar de você e não tiver como garantir muita coisa. E aí, até onde você banca o jogo? Está preparado?

Quer ter sorte? Então a crie! Defina seus objetivos de longo prazo, assuma a responsabilidade por atingi-los, tenha disciplina na execução, faça a coisa certa, entenda do negócio que você está assumindo, e tenha atitude. Isto vale para um operador logístico ou para qualquer outro negócio. Neste momento, estamos procurando fazer isto, daqui há alguns anos eu te respondo se estávamos certos…boa sorte.

Gustavo Lopes – Diretor de Operações

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