Se o gestor quiser manter sua empresa de logística competitiva no mercado, precisa adotar as novas tecnologias disponíveis. Nessa situação, deve-se otimizar os processos e reduzir custos.

Com a ajuda de soluções tecnológicas, é possível efetuar um controle incrivelmente mais preciso e realizar as operações com mais eficiência.

Veja, a seguir, 4 inovações de tecnologia em logística e armazenamento!

1. A radiofrequência é uma inovação que otimiza o código de barras

Na verdade, a radiofrequência não é algo tão novo assim. Seu surgimento se deu durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, como tecnologia em logística, a RFID é relativamente moderna.

O uso de etiquetas RFID ajuda a melhorar a gestão de estoque, facilitando o inventário dos itens na medida em que torna mais rápida e precisa sua identificação. Ele também permite o rastreamento da carga durante todo seu trajeto. A etiqueta RFID pode ser usada junto com o já popular código de barras.

É possível ler as informações registradas na etiqueta à distância, por meio de um leitor especial, provido de antena.

2. WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém que já se tornou famoso

Trata-se de uma tecnologia em logística que vem se tornando cada vez mais popular. Destinado especificamente aos armazéns, o WMS envolve diferentes tecnologias, como código de barras, redes locais sem fio, RFID, dispositivos móveis, identificação automática e captura de dados e outras.

Mantém um banco de dados centralizado, que viabiliza o processamento em lote (ou melhor, processamento de tarefas enfileiradas ou processamento batch).

Permite transmissão em tempo real e a geração de relatórios, podendo ser integrado a outros sistemas como o ERP (Sistema de Gestão Integrado), o MRP (Planejamento de Recursos da Empresa), o TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) e outros softwares de gestão.

Algumas empresas investem na fabricação de WMS, devido às funcionalidades que eles oferecem ao cliente: agendamento de recebimento, recebimento, endereçamento, armazenamento, separação, expedição, abastecimento das linhas de produção.

3. A impressora 3D é uma tecnologia em logística muito promissora

Depois do advento do cinema 3D e 6D, chega ao mercado a impressora 3D. Nos modelos mais simples desse equipamento, o profissional desenvolve o modelo de um determinado objeto em um aplicativo de modelagem 3D no computador da empresa.

O modelo é enviado para a impressora, que o divide em diferentes camadas. O tempo para imprimir é variável, podendo levar alguns minutos ou muitas horas — quanto mais camadas, mais rápida a impressão.

Muitos materiais podem ser utilizados para a impressão, como plástico, metal (incluindo ouro, aço, titânio e prata), cerâmica, borracha, açúcar, papel, areia e até tecidos humanos.

40% dos produtores da indústria de varejo desejam que seus operadores em logística tenham experiência em impressão 3D. Essa técnica promove produtores regionais e locais, permitindo um alto nível de customização para os produtos (substituindo a padronização em larga escala).

Outras vantagens da impressão 3D como tecnologia em logística:

  • não será preciso mandar mercadorias para outras partes do mundo, já que elas poderão ser produzidas a nível local;
  • os centros de produção ficarão mais perto do cliente;
  • a armazenagem será digital (uma verdadeira revolução, já que peças de reposição vão ser produzidas sob demanda, cabendo ao estoque virtual apresentar os modelos disponíveis).

4. Os drones invadem a logística e seus processos

Muito famosos nos filmes e livros de ficção científica, os drones são veículos aéreos controlados de forma remota que podem executar diferentes tarefas, inclusive no âmbito da logística.

Ainda não se trata de um equipamento efetivamente usado na armazenagem e na logística, mas o uso dele traria benefícios na área, como: alívio no trânsito urbano (são veículos aéreos), entregas em curta distância, expansão da área de entrega (incluindo a zona rural) e vigilância para acompanhar cargas e encomendas valiosas e até localizar mercadorias desaparecidas.

Conhece outras inovações de tecnologia em logística? Aproveite para entrar em contato com a ARM Logística, empresa especializada em armazenagem que conta com diferentes recursos tecnológicos para garantir os melhores serviços!

WhatsApp WhatsApp