O estoque e armazenamento de produtos é um processo que parece simples e direto, porém é necessário um bom projeto e os cálculos corretos para que você evite problemas de organização e logística no decorrer do seu negócio.

Veja de maneira exemplificada como realizar os cálculos do espaço de armazenagem da sua empresa, de modo a suprir todas as necessidades de produção e distribuição, otimizando seus lucros. Vamos dividir os cálculos em diferentes áreas, para facilitar a compreensão e o resultado final.

Situação

Vamos supor que temos um armazém com frente de 50 metros e profundidade de 80 metros. A área de segurança lateral necessária é de 1 metro e para o fundo do armazém é 2 metros. A área de circulação é de 6 metros de profundidade. O último requisito é que dentro do prédio teremos 3 corredores com 2,5 metros de largura cada.

Área Total

A área total é o comprimento multiplicado pela profundidade, logo 50m x 80m = 4000 m².

Área de Circulação

No nosso caso a área de circulação tem 6 metros de profundidade e ocupa a parte da frente da construção.

É calculada então pela profundidade da mesma multiplicada pelo tamanho de frente, sendo 6m x 50m = 300 m².

Note que após o desconto dos 6 metros de profundidade dessa área, só temos 80m – 6m = 74 metros restantes.

Área de Segurança

Para calcular a área de segurança lateral consideramos 1 metro de cada lado do armazém e multiplicamos pela profundidade que temos disponível, logo 2m x 74m = 148 m².

A distância entre as paredes antes era de 50 metros, mas como não podemos utilizar estes 2 metros descontados, então temos agora 50m – 2m = 48 metros de frente disponíveis.

Área de Fundo

No nosso caso a área de fundo é calculada multiplicando os 2 metros de profundidade da mesma pelos 48 metros de frente disponíveis. Então temos 2m x 48m = 96 m².

Mais uma vez perdemos profundidade, temos agora 74m – 2m = 72 metros disponíveis.

Área de Corredores

Se são 3 corredores de 2,5 metros então temos 7,5 metros não utilizados. Levando em conta que o comprimento que temos para os corredores é de 72 metros então o cálculo da área é feito por 7,5m x 72m = 540 m².

Área Útil

A área útil é a área total do armazém menos a área de limitações. As limitações são todas as áreas anteriores calculadas que estão dedicadas a alguma restrição de espaço. No nosso projeto, as limitações são as áreas de circulação, de segurança, de fundo e dos corredores, totalizando em 300m² + 148m² + 96m² + 540m² = 1084 m².

A área útil disponível é de 4000m² – 1084m² = 2916 m².

Podemos ainda saber qual é a porcentagem do aproveitamento que temos do espaço. Isso é obtido dividindo a área útil pela área total e multiplicando o resultado por cem. Nesse caso seria (2916m² / 4000m²) x 100 = 72,9% de aproveitamento do espaço de armazenagem.

Viu como é importante calcular o espaço de armazenagem? Assine nossa newsletter se você deseja saber mais sobre gestão, armazenagem e logística!

×