Antes de saber de que maneira a Logística 4.0 pode se responsabilizar por impactar seus negócios, é necessário que você compreenda qual é a real definição deste termo que está marcando uma presença cada vez mais incisiva no segmento produtivo.

Isso porque, no campo da realidade, Logística 4.0 nada mais é do que uma expressão que representa uma nova fase da logística, fase esta que se caracteriza por ser ultraconectada no sentido de atender aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, disponibilidade de informações e redução de custos que, na prática, se destacam por serem fatores natural e corriqueiramente impostos pela chamada indústria 4.0.

Sob um olhar mais aprofundado, pode-se concluir sem medo ou culpa que, na Logística 4.0, os privilégios ficam por conta das otimizações e das tomadas de decisões apoiadas em dados comprobatórios. Completos e detalhados, estes dados são (em parte) produzidos dentro de cada empresa. A outra parte, por sua vez, se caracteriza por ser trocada entre os seguintes integrantes das cadeias logísticas:

  • Clientes;
  • Embarcadores;
  • Transportadoras;
  • Armazéns.

 

Tecnologia

Partindo-se do pressuposto de que a Logística 4.0 tem suas origens históricas ligadas à Indústria de mesmo nome, não há como negar que a tecnologia representa, sem qualquer sombra de dúvidas, uma das principais bases teórico-práticas deste sistema.

Ao pé da letra, a Logística 4.0 se utiliza de tecnologias modernas que podem se associar às mais diferentes plataformas de informação e comunicação nua e crua. Dentre elas, destaque para os Webservices, para o EDI, para o Big Data e, como não, para a Computação em Nuvem.

Por fim, mas não menos imprescindível por conta disso, muito que pelo contrário, esta lista de opções ainda pode ser estendida até o BI (Business Inteligence), à Mobilidade e finalizar com o Analytics.

Nosso moderno WMS (Warehouse Management System) está em nuvem e pode ser conectado a uma série de sistemas e aplicações. Você pode começar a desfrutar dele de imediato!

 

A Logística 4.0 também é repleta de vantagens. Você sabe quais são as principais delas?

Além de interligar indústrias, clientes, armazéns e transportadoras em geral, a Logística 4.0 também se diferencia das logísticas praticadas convencionalmente por oferecer uma série de benefícios aos protagonistas de suas ações. Dentre estas tais vantagens, não há como deixar de destacar três delas. Conheça-as:

  • Prazos de entrega que se caracterizam por serem menores do que os adotados e praticados via de regra;
  • Menor burocracia nos processos como um todo, informação que sugere o mais absoluto ato de evitar paradas em linhas de produção;
  • Aumento (no sentido de otimização) da satisfação dos clientes em geral.

Como nem poderia ser diferente, estas tais vantagens ainda podem ser tranquilamente representadas pela redução de estoques, evitando-se assim perdas e desperdícios, pelo melhor aproveitamento das frotas e otimização de custos com transporte e, por fim, o mesmo vale para o aumento das margens de lucro oferecidas para os operadores logísticos (e mais uma vez para as transportadoras) que se engajam neste nova revolução.

E aí, depois de descobrir os detalhes teórico-práticos que permeiam o universo da Logística 4.0, o que é que você ainda está esperando para entrar em contato com a ARM Logística? Eleve o patamar de seu negócio a um outro nível!

WhatsApp WhatsApp