Os serviços de logística são fundamentais para a sua empresa. E você pode terceirizá-los, se quiser ganhar mais tempo para se dedicar à sua atividade principal e almejar mais economia para seu negócio.
O segredo está em escolher uma boa empresa especializada em armazenagem e transporte. Claro que existem alguns critérios a considerar e é disso que vamos tratar neste post.
Não sabe como fazer isso? Veja como escolher um bom fornecedor de logística para efetuar os serviços de sua empresa!
Analise o potencial e a reputação da empresa de logística
Um dos pontos mais importantes a considerar é analisar a reputação do fornecedor de logística, verificando a opinião de seus diferentes clientes e qual a imagem geral que ele ocupa no mercado, mesmo entre empresas concorrentes — afinal de contas, é fato que uma boa empresa é respeitada mesmo pelos seus concorrentes.
Certifique-se de que o fornecedor de logística possui realmente capacidades técnicas e recursos suficientes para prestar os melhores serviços. Em serviços de armazenagem, por exemplo, é conveniente avaliar bem os armazéns disponíveis, sua estrutura, os sistemas de armazenagem adotados, os equipamentos e máquinas e toda a tecnologia disponível.
Observe também se ela implementa programas de melhorias, de treinamento e capacitação de funcionários, se está investindo visando otimizar a prestação dos serviços. Tenha certeza, enfim, de que sua capacidade de armazenamento ou transporte, bem como a sua gestão, são suficientes para atender as necessidades dos clientes.
Analise os preços e os custos do fornecedor de logística
Esse é outro ponto importante a avaliar. Mas deve ser analisado com todo cuidado, pois preços muito baixos podem significar baixa qualidade nos serviços e preços altos demais podem ser, efetivamente, exploração financeira.
De modo geral, contratar um fornecedor de logística é bom para as finanças porque a empresa contratante não precisa se preocupar tanto com encargos trabalhistas, como pagamento de férias, FGTS, 13º salário e outras coisas.
Verifique principalmente o custo-benefício do fornecedor de logística e compare com o de outras empresas terceirizadas. Observe se os preços oferecidos por ela são competitivos e estão no nível de mercado.
Tenha cuidados durante a elaboração do contrato
Quando se trata de fornecedor de logística, o contrato costuma ser elaborado baseado na indicação de desempenho. Dessa forma, a remuneração deve seguir determinados indicadores previamente definidos (tempo de entrega, perda/extravio do produto, entre outros). Nesse sentido, se houver atrasos na entrega, a empresa deverá pagar um valor inferior.
A vantagem de um contrato elaborado baseando-se em índices de desempenho é que tanto a empresa contratante quanto o fornecedor de logística atuam com objetivos mais alinhados.
Analise o nível de segurança oferecido pelo fornecedor de logística
Certamente, a segurança é um fator preponderante na hora de escolher um bom fornecedor de logística. Quando se trata de transporte, é importante proteger adequadamente a carga contra acidentes e roubos. Na armazenagem, os cuidados com os itens estocados também é fundamental e o fornecedor deve adotar medidas de segurança para evitar danos e furtos.
Enfim, a segurança deve ser uma prioridade do fornecedor de logística.
Avalie o nível de flexibilidade e a abrangência da empresa terceirizada
O fornecedor de logística deve dispor da capacidade de avaliar as necessidades especiais de cada operação, realizando ajustes conforme as diferentes situações. Uma característica importante de uma empresa que presta serviços de logística é sua flexibilidade já que as operações envolvidas podem exigir adaptações.
Certifique-se também se se o fornecedor de logística atua nas áreas em que sua empresa atua. Pesquise qual a abrangência territorial que os serviços de logística de seu negócio requerem antes de contratar uma empresa terceirizada.
Já usa alguma dessas estratégias para escolher um bom fornecedor de logística? Aproveite e leia mais sobre armazenagem, sabendo como ela deve ser corretamente efetuada!