Reduzir custos, otimizar a produção, a logística e, de quebra, ainda diminuir o desperdício da produção sem alterar – nem de longe – a qualidade final do produto. Se você acha que é impossível encontrar todos esses diferenciais em um só processo, saiba que o Just in Time está aí justamente para contrariar essa teoria.

Isso porque, além de ter nesses os principais pilares de suas bases teórico-práticas, o Just in Time permite que o empresário aumente não só a produtividade, mas o faça também com relação à performance de seu negócio. Além disso, o JiT ainda proporciona a delimitação das estratégias mais acertadas, sendo a principal responsável por produzir e entregar produtos baseando-se em demandas e quantidades necessárias.

Conheça os benefícios do Just in Time

Para ser mais direto na explicação da relação de Just in Time e processos logísticos, é preciso fazer referência ao fato de que as vantagens do sistema normalmente vão além da produção e da logística de um negócio.

Ao impactar – de forma direta, é bom que se diga – todos os envolvidos em uma cadeia de produção, o Just in Time acaba tendo como principais benefícios os seguintes pontos:

  • Diminuição de estoques, pois os fornecedores entregam poucas horas antes da produção.
  • Maior qualidade do produto, atuando não somente em seus sistemas de compra e venda, mas também fazendo valer a busca contínua pela eliminação de quebras e danos que podem vir a prejudicar as mercadorias fabricadas;
  • Possibilidade de modificar produtos com poucas complicações, já que o Just in Time promove maior rapidez de resposta a decisões equivocadas que resultam em mercadorias ultrapassadas que ou não agradam ou são simplesmente inexistentes;
  • Eficácia de ponta no que diz respeito a gestão de custos com itens e serviços, além da diminuição de gastos com luz elétrica, por existir uma menor área de incidência para iluminar ou refrigerar mantimentos (nos casos das empresas que demandam esse tipo de ação).

Favorecimento do fluxo de caixa

Quando o assunto trata a respeito do Just in Time, está correto dizer que seus benefícios financeiros não ficam restritos à economia pura e simples, já que eles também interferem no fluxo de receitas e na quitação das despesas da empresa.

Isso se dá de tal forma por que o que ocorre é o desembolso de recursos para pagar os fornecedores antes mesmo de as vendas serem concluídas. Com isso, esse desequilíbrio acaba sendo capaz de gerar danos a longo prazo, quando as propostas originais do Just in Time garantem que as compras sejam efetuadas conforme cada necessidade.

Ou seja, é também através desse sistema logístico e processual que se torna possível o evitar de gastos excessivos. Em outras palavras, pode-se afirmar que, além de atrativa, a metodologia Just in Time simplifica processos no sentido de elevar suas respectivas qualidades.

Sabendo disso tudo, o que é que você ainda está esperando para entrar em contato com a ARM Logística? A empresa é referência em inovação de processos em armazéns e galpões e está inteiramente à sua disposição!

 

 

 

WhatsApp WhatsApp