Uma logística eficiente é determinada a partir do sucesso das operações da sua empresa. O recomendado é garantir um bom fluxo de informações e bens físicos, a fim de assegurar a maior fluidez à cadeia logística.

Quando esse processo ocorre, sua empresa é beneficiada de diversas formas. De um lado, o cliente final se sente mais satisfeito e tem um potencial maior de fidelização. Por outra parte, há redução de gastos e desperdícios, além dos gargalos serem evitados.

Portanto, fica claro que a eficiência na logística depende, de forma direta, do seu gerenciamento. Essa é uma das principais variáveis para determinar o desempenho do negócio perante o mercado e garantir impactos positivos aos processos internos.

Ainda assim, existem outros motivos que justificam o investimento na logística eficiente. Por isso, listamos os 5 principais neste conteúdo. Confira!

1. Aumento da Margem

Um cliente satisfeito representa a possibilidade de aumento do faturamento, porque ele tende a adquirir novamente seus produtos ou serviços, assim como indicá-los a amigos e conhecidos. Por isso, sua fidelidade é um ponto crítico.

O administrador Philip Kotler fez a seguinte estimativa: um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que a manutenção dos antigos. Ao trabalhar a fidelização por meio de uma logística eficiente, o custo por pedido é menor. Ao mesmo tempo, os gastos do suporte logístico podem ser divididos para um maior número de consumidores.

Fica claro, portanto, que existe uma relação direta entre redução de custos e satisfação dos clientes. É fundamental que essa variável seja considerada em todas as decisões de mudanças, já que está relacionada à eficiência operacional.

2. Melhoria do fluxo operacional

Os custos de mão de obra e taxas de desgaste interferem nos resultados das iniciativas colocadas em prática. Com o apoio de profissionais especializados — especialmente, de empresas especializadas —, é possível melhorar os índices e alcançar uma performance melhor.

O ideal é trabalhar com plataformas de automação, que mensurem os processos de ponta a ponta. Assim, é possível controlar a distância percorrida, o total de atividades concluídas, o tempo de cada operação e mais.

Ao mesmo tempo, os dados fornecem um processo bem estabelecido, com informações relevantes para o processo decisório. É a implantação da cultura data-driven, ou seja, embasada em dados. A partir disso, torna-se mais fácil customizar as soluções e implementar serviços de qualidade.

3. Aumento da sustentabilidade

Consumidores finais e empresas-clientes exigem foco na sustentabilidade. A redução de custos ao trabalhar os aspectos amigáveis ao meio ambiente é positivo para a reputação perante o consumidor, mas também é importante para atualizar o negócio e sua cadeia logística.

Além da exigência da legislação brasileira, é possível investir na sustentabilidade logística a partir da eficiência. Por exemplo, pela otimização do transporte de mercadorias, a fim de diminuir a emissão de gases do efeito estufa, ou pela gestão de estoques, com o objetivo de diminuir os desperdícios.

Mais do que isso, a aplicação da logística reversa é outra boa prática para implementar a sustentabilidade. Por meio dela, é possível reaproveitar materiais e dar o destino adequado a outros.

4. Processamento e entregas mais rápidos

A eficiência na logística gera esses dois benefícios, que se traduzem em clientes mais satisfeitos e menos custo de carregamento do inventário. Da mesma forma, é um fator de vantagem competitiva.

A relação é simples: as companhias líderes do mercado buscam a redução do tempo de resposta aos pedidos. O motivo é que os custos do atraso das entregas afetam os preços, as políticas de operação, as vendas e os lucros da empresa.

Quando você adota uma estratégia baseada no tempo, usa inovações tecnológicas para destacar seu negócio. Em outras palavras, aplica a logística 4.0 para atender às expectativas dos clientes com foco na eficiência.

5. Diminuição das re-entregas

Os produtos entregues com avarias e danos aumentam os custos para o varejo e dificultam o trabalho das transportadoras, já que é preciso reagendar entregas e encontrar endereços. Os clientes se sentem prejudicados e fazem suas reclamações.

Com uma logística baseada na eficiência tecnológica, as atividades comerciais e operacionais são otimizadas. Dessa forma, há redução nos custos de entregas dos pedidos e menor índice de falhas.

Para garantir esses benefícios para o seu negócio, vale a pena contar com uma empresa especializada e que tenha projetos específicos para determinados setores e atividades. É o que a ARM Logística oferece, a partir da redução dos gargalos e aumento da flexibilidade.

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