FAQ

Conheça um pouco mais sobre armazenagem através das dúvidas mais frequentes de nossos clientes.

O que é Armazenagem?

A armazenagem é o conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semiacabados.

O que é Armazém?

Área destinada à guarda de materiais. Lugar coberto, onde os materiais/produtos são recebidos, classificados, estocados e expedidos.

O que é Ad-Valorem?

É a taxa de seguro cobrada sobre certas tarifas de frete, alfandegárias ou armazenagem, proporcionais ao valor total dos produtos da operação (Nota Fiscal).

O que é Análise de Performance da Operação Logística?

O processo de mensurar o desempenho da operação logística, como todos os aspectos de gestão, é um processo permanente, onde a frequência das medições e apuração dos dados depende da atividade a ser medida. As medições de desempenho possuem várias razões, dentre as quais podemos destacar: monitorar o progresso da atividade e corrigir eventuais falhas.

O que é Blocagem?

Empilhamento simples sem uso de estruturas de verticalização, no qual os paletes são empilhados diretamente no chão. Sistema de armazenagem onde o próprio palete é utilizado no solo formando grandes blocos de materiais (geralmente para mercadorias com grande giro e volume).

O que é Carga a Granel?

Carga homogênea não embalada.

O que é Carga Conteinerizada?

Carga geral acondicionada (unitizada) em contêineres intermodais.

O que é Carga Fracionada?

Carga geral solta.

O que é Carga Paletizada?

Carga geral acondicionada (unitizada) em paletes.

O que é Centro de Distribuição?

Centro de distribuição – Armazém com produtos acabados e itens de serviços, oriundos de mais de uma fábrica e dedicados a atender mais de um mercado. Centro de distribuição (CD) é um armazém que tem por missão realizar a gestão dos estoques de mercadorias na distribuição física. As atividades englobam recepção, expedição, manuseio e armazenagem de mercadorias, administração de informações, emissão de notas fiscais, conhecimentos de transporte e outros documentos e, em alguns casos, agregação de valor intrínseco (físico) como a colocação de embalagens e rótulos e a preparação de kits comerciais.

O que é CFOP?

É a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. Trata-se de um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria ou a prestação de serviço de transportes.

O que é Conferência Documental?

Verificação da conformidade dos documentos relativos aos materiais e componentes recebidos, a saber: Notas fiscais, manuais, certificados, entre outros.

O que é Conferência Física?

Verificação da condição física dos materiais e produtos recebidos quanto à integridade dos mesmos e das embalagens e quanto à conformidade em termos de qualidade e validade.

O que é Conferência Quantitativa?

Verificação da conformidade dos materiais no tocante a quantidade.

O que é Cubagem?

Método para a programação de colocação de caixas com mercadorias dentro de um baú ou container, para garantir a melhor ocupação volumétrica e colocar o centro de gravidade das cargas o mais próximo possível do centro geométrico do contentor. Calcula-se o metro cúbico multiplicando-se o comprimento pela largura e pela altura.

O que é Custo de Armazenagem?

Valor que envolve gastos com espaço para armazenagem e pessoal para movimentação do produto.

O que é Custo de Estoque?

Valor que envolve preço do produto ou serviço, custo de cotação, custo de pedido, custo de armazenagem e despesas de venda.

O que é Custo de falta ou stockout cost?

É o custo considerado pela falta de um item, por falta de estoque, quando se recebe um pedido. Este custo pode ser variado, devido a se perder um pedido total ou parcial, pelo custo de se repor de forma urgente ou pelo custo de se alterar toda a programação de produção para fabricá-lo.

O que é Custo de obsolescência?

É o custo de se manter em estoque itens obsoletos ou sucateados. Geralmente os itens obsoletos são componentes de equipamentos ou máquinas fora de linha de fabricação.

O que é Custo de oportunidade?

Retorno do capital que poderia acontecer se não fosse utilizado nos atuais investimentos realizados.

O que é Custo de pedido?

Valor que envolve todos os gastos para fazer um pedido, como: pessoal, telefone, papel, lápis e tudo mais que for necessário para a confecção do pedido. Ou é o custo considerado somando basicamente as operações de fazer a solicitação a Compras, acompanhar seu atendimento, fazer o recebimento, inspecionar quando da chegada, movimentá-lo internamente e fazer seu pagamento.

O que é Custo logístico?

É o somatório do custo do transporte, do custo de armazenagem e do custo de manutenção de estoque.

O que é Cross-docking?

É operação simultânea de movimentação de materiais entre a doca de entrada e a doca de saída, sem a necessidade da estocagem física. Em Centros de Distribuição essa prática é bastante comum para itens de alto giro e para itens pendentes em pedidos atrasados (“back orders”). Nas transportadoras, tem como finalidade o intercâmbio de mercadorias, vindo ou indo para destinos diferentes. Nesse conceito, o cross-docking funciona como um hub, recebendo mercadorias de diversas localidades, consolidando, e encaminhando para seus destinos finais. É uma área de passagem, de transição e de fluxo contínuo de materiais. O cross-docking tem como finalidade principal a agilização da atividade de transportes e a otimização da capacidade de transporte de veículos de carga, através da consolidação de cargas.

O que é DANFE?

É a sigla de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O DANFE é uma representação gráfica da NF-e, já que esta só existe digitalmente – ou seja, é um documento impresso que contém os dados principais da NF-e.

O que é Desenvolvimento de Melhoria Contínua?

A melhoria contínua é o conjunto de atividades planejadas e recorrentes, que visa aumentar a satisfação dos clientes, tanto internos quanto externos. O conceito de melhoria contínua está fundamentado na filosofia japonesa Kaizen e pressupõe a existência de desafios, a capacidade de identificar as causas dos problemas e implantar soluções. A partir da aplicação cíclica do PDCA, a sigla em inglês dos termos Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar) e Act (Agir /Corrigir), é possível obter melhorias de processos, produtos, serviços ou sistemas analisados.

O que é Desova?

Retirada dos itens de um container.

O que é EADI?

É um terminal alfandegário de uso público, localizado num porto seco, em zona secundária.
As EADIs oferecem serviços de desembaraço, entrepostagem, desova, movimentação de containers e mercadorias em geral, destinadas à importação ou exportação.
Um dos objetivos da EADI é aliviar o fluxo de mercadorias nos portos, aeroportos e pontos de fronteira de todo país.
A Estação Aduaneira do Interior conta com um posto fixo da receita federal que faz com que o desembaraço ganhe maior agilidade.
A desburocratização das EADIs também contribui para agilizar o trâmite de cada processo.
Por ser mais rápido do que nas zonas primárias, os custos com a armazenagem da sua mercadoria são naturalmente reduzidos.
Para usufruir ao máximo de todos os benefícios de uma Estação Aduaneira do Interior, você poderá escolher certos regimes aduaneiros especiais, muitas vezes, somente permitidos nas EADIs.

O que é ERP?

ERP , Enterprise Resource Planning são sistemas de informações transacionais cuja função é armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais agregando e estabelecendo relações de informação entre todas as áreas de uma companhia. É uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

O que é FEFO?

First to Expire, First Out. Sistema de controle de estoques em que o material que vence primeiro deve ser utilizado primeiro.

O que é FIFO?

First In, First Out. Sistema de controle de estoques em que o material que entra primeiro deve ser utilizado primeiro.

O que é FILO?

First In,Last Out. Sistema de controle de estoques em que o material que entra primeiro deve ser utilizado por último.

O que é FIO?

Free In and Out ou isento de taxas no embarque e no desembarque. Despesas de embarque são do exportador e as de desembarque do importador. Nada de responsabilidade do Armador.

O que são Gaiolas?

Estruturas de ferro em forma de gaiola, utilizadas para armazenar materiais de risco ou de difícil empilhamento no palete.

O que é Gerenciamento de Risco e Segurança?

É a essência da segurança corporativa, que atua no sentido de reconhecer as ameaças e saber que o risco pode controlado, contido ou diminuído.
O gerenciamento de riscos é primordial para a manutenção e aprimoramento da segurança pessoal e material em todas as atividades da empresa. Para tanto, contamos com um programa de gerenciamento de riscos e segurança (GRIS) moderno e eficaz.
O GRIS é composto por um conjunto de técnicas com o objetivo de reduzir as possibilidades de ocorrência de sinistros em todas as atividades da empresa. Esse sistema contempla os seguintes cuidados:

• Desenhar, caso a caso, cada uma das atividades e/ou operações a ser realizadas;
• Identificar como prevenir eventuais perdas;
• Monitorar e aprender com as eventuais perdas, pois todo sinistro traz uma lição;
• Assessorar Clientes, Fornecedores e Funcionários usuários do Sistema;
• Contratar apólices de seguros de forma correta, compatível e adequada a cada operação.

Na administração do Sistema de Gerenciamento de Riscos e Segurança (GRIS), três fases são rigorosamente cumpridas:

ANTES – quando é estabelecida a tecnologia a ser utilizada, os procedimentos e o treinamento.
DURANTE – quando reagimos em caso de sinistros.
DEPOIS – no processo investigatório.

O que é Inventário de estoque?

Conferência e contagens dos itens contabilmente alocados no estoque. O inventário serve para informar o quanto existe no estoque fisicamente e financeiramente.

O que é Just- in- time?

Método de administração da produção para produzir no momento da entrega, produzir semiacabados no instante da sua necessidade e receber matérias primas no instante de sua utilização.

O que é KPI ( Key Performance Indicator )?

Significa indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos.

O que é Logística?

É o sistema de administrar qualquer tipo de negócio de forma integrada e estratégica, planejando e coordenando todas as atividades, otimizando todos os recursos disponíveis, visando o ganho global no processo no sentido operacional e financeiro.

O que é Logística In House?

A logística in-house abrange todas as atividades que podem ser realizadas por um Operador Logístico dentro da planta ou armazém do cliente, a saber: Recebimento de matéria prima e seu armazenamento, controle de estoque, abastecimento e a transferência entre linhas de produção, a armazenagem dos chamados produtos acabados, serviços de valor agregado (etiquetagem, montagem de kits, etc.), separação de pedidos, carregamento até a expedição para os clientes finais.

O que é Line Haul?

É o transporte de peças e/ou embalagens entre dois pontos (Fornecedor <-> Cliente, Fornecedor <-> Cross-Docking e Cross-Docking <-> Cliente).

O que é Monitoramento de Cargas?

Sistema de rastreamento de carga, veículos e motoristas. O sistema permite o envio de mensagens entre a empresa e o veículo, e vice-versa, a localização através de mapas digitais, o envio de comandos e o recebimento de alertas, permitindo ao cliente completo gerenciamento da frota onde quer que ela esteja.

O que é Milk Run?

É um sistema de coletas programadas de materiais, que utiliza um equipamento de transporte, para realizar as coletas, em um ou mais fornecedores e entregar os materiais no destino final, sempre em horários pré-estabelecidos (janelas). Neste sistema, deve ser maximizada a capacidade dos veículos utilizados para o transporte, no sentido da otimização das rotas e da redução dos custos de transporte da operação. Como o sistema é programado, o transporte das peças é efetuado apenas quando for solicitado de forma a evitar receber uma quantidade superior à que foi definida para a captação dos materiais. O desafio deste sistema reside na agregação de valor na cadeia de abastecimento através da:

• Redução dos custos logísticos, incluindo, mas não se limitando a custos de transporte, inventário, etc.
• Maior controle e gestão dos materiais em trânsito. Padronização dos materiais recebidos, agilizando os processos de carga e descarga.

O que é Boxing e Unboxing?

O processo de boxing consiste no acondicionamento de peças ou embalagens em uma embalagem padrão para transporte. O processo de unboxing consiste no processo inverso, a partir de uma embalagem padrão.

O que é Nível de Serviço Logístico ?

Refere-se especificamente à cadeia de atividades que atendem as vendas, geralmente se iniciando na recepção do pedido e terminando na entrega do produto ao cliente e, em alguns casos, continuando com serviços ou manutenção do equipamento ou outros tipos de apoio técnico.

O que é Operador Logístico?

Empresa especializada em movimentar, armazenar, transportar, processar pedidos e controlar estoques, entre outras coisas. Fornece seus serviços com profissionais treinados. O serviço pode ser no próprio OL ou nas dependências do cliente. Tudo dependerá do acordo firmado.

O que é Ovação (Estufagem)?

Na ovação de contêiner (estufagem), a mercadoria do cliente é tratada de forma especial: ela é acondicionada dentro do contêiner para o transporte até o exterior com a máxima eficiência, otimizando os espaços existentes e com a maior segurança possível. A arrumação e amarração são feitas com alto padrão de qualidade, garantindo uma viagem tranquila da mercadoria.

O que é Padronização?

O processo de padronização, consiste no transbordo de peças de embalagens de propriedade do fornecedor e/ou fora do padrão para embalagens padrão do cliente, assegurando a integridade das peças, a padronização das embalagens e a otimização dos veículos na operação de transporte.

O que é Paletização?

Consolidação de diversas unidades de materiais e componentes sobre uma plataforma de madeiras (estrado) ou outro tipo de material visando tornar mais ágeis e seguras as operações de manuseio, armazenagem e movimentação através de empilhadeiras e paleteiras reduzindo em grande parte a mão de obra e agilizando o processo de movimentação do produto.

O que é Packing?

Ato de embalagem, incluindo todos os custos após separação.

O que é Peação?

Termo de marinha. Amarração de carga e outros objetos a bordo para que não se desloquem com o movimento do mar.

O que significa PEPS?

É a nomenclatura para o método de armazenagem, em que o produto que é o Primeiro a Entrar no estoque é o Primeiro a Sair ou First-In, First-Out (FIFO).

O que é Picking?

O picking, também conhecido por order picking (separação e preparação de pedidos), consiste na recolha em armazém de certos produtos (podendo ser diferentes em categoria e quantidades), face a pedido de um cliente, de forma a satisfazer o mesmo.

O que é Rastreabilidade?

Capacidade de recuperação do histórico, da aplicação ou da localização de uma matéria-prima, componente, ou embalagem por meio de identificações registradas. Atributo que permite a identificação da origem de um item expedido.

O que é Redex (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação)?

É um recinto de exportação não alfandegado de uso público, destinado à movimentação de mercadorias para a exportação, sob controle da fiscalização aduaneira.

O que é Repetro?

É o regime aduaneiro especial de exportação e importação de bens destinados à exploração e à produção de petróleo e de gás natural. O REPETRO tem por finalidade precípua desonerar de impostos federais o fornecimento de bens para a exploração e produção de petróleo e de gás natural.

O que é Romaneio?

Relação do conteúdo de uma embalagem ou contentor. Documento usado em transporte rodoviário, listando a carga transportada, geralmente refere-se a cópias de guias de carga.

O que são Soluções Logísticas Customizadas?

São projetos desenvolvidos exclusivamente para os clientes visando o atendimento de suas demandas.
A ARM LOGÍSTICA desenvolve e executa soluções customizadas para toda a cadeia de suprimentos (supply chain) de diversos segmentos industriais através de uma equipe especializada em projetos e com profissionais com grande experiência em operações complexas, prontos para oferecer soluções inovadoras e eficientes.

O que é SIF ( Serviço de Inspeção Federal )?

Todos os produtos de origem animal sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são registrados e aprovados pelo S.I.F.

O que é um Sistema de Acompanhamento em Tempo Real?

É um sistema de registro, monitoramento e apresentação do status da carga via Web em tempo real.

O que é Software de Roteirização e Otimização?

Consiste em uma ferramenta logística de roteirização que, através de simulações, permite adequar o melhor desenho de coletas em uma mesma região. Otimizar frota de veículos. Incluir os pedidos dos fornecedores (demanda de coleta) na ferramenta. Melhorar as condições de tempo e distância das rotas. Melhorar a qualidade do atendimento. Reduzir o custo do transporte.

O que é Software de Simulação e Adequação de Carga?

É uma solução de planejamento de embarque de carga, alocação de containers, cálculo de frete e otimização de espaço. Ela determina como lidar de maneira eficiente com carregamento de produtos de tamanhos variados em caminhões assim os utilizadores podem melhorar a eficiência de alocação de carga e reduzir os custos de envio em até 25%.

O que é Supply Chain Management ( SCM )?

Supply Chain Management (SCM) ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é a integração dos diversos participantes do canal de distribuição através da administração compartilhada de processos-chave de negócios que interligam as unidades organizacionais e membros do canal, desde o consumidor final até o fornecedor inicial de matérias-primas.

O que é TMS?

O TMS, Transportation Management System, que é um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de gerenciamento logístico e de transporte. Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada. O sistema é desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as suas necessidades.

O que é WMS?

O WMS, Warehouse Management System, em português – literalmente: sistema de automação e gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção. O WMS é uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço dos armazéns e dos recursos de movimentação. Geralmente, são apoiados por tecnologias como radiofrequência e código de barras.

A ARM LOGÍSTICA implantou o WMS. Essa ferramenta auxilia no gerenciamento de recebimento, armazenagem, controle de estoque, picking e inventário. Um dos seus maiores benefícios são: segurança, economia, flexibilidade, integração e agilidade. Entre outras vantagens, os sistemas de endereçamento permitiram que o trabalho de estocar e retirar mercadorias dos estoques pudesse ser feito por qualquer operador do depósito, não mais sendo necessário que tal operador tivesse conhecimento do produto e saber onde ele estava armazenado.

WhatsApp WhatsApp