A armazenagem é uma etapa do processo de logística que deve ser planejada considerando critérios como tipo da mercadoria e tempo de armazenagem, e os containers são equipamentos próprios para cumular e guardar diferentes materiais durante o transporte de cargas. São muito usados principalmente em navios, garantindo a integridade da carga. Veja a seguir 9 tipos de armazenagem em containers e os produtos que armazenam!

Armazenagem de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos

Esse tipo de container é ideal para reforma de residências, servindo para armazenar móveis, roupas, utensílios. É bastante reforçado, servindo para guardar até veículos.

São indicados também para empresas que leiloam eletrônicos e móveis, armazenando e transportando os produtos até a venda dos lotes disponíveis.

Armazenagem de documentos e mídias

O container reciclado é o mais recomendado para as empresas que fazem Gestão Eletrônica de Documentos (GED), tais como digitalização de documentos impressos, desenhos, contratos, microfilmes, HDs e outros documentos físicos.

A segurança com esses dados pode ser fundamental tanto em nível administrativo quanto jurídico.

Armazenagem de livros e publicações

Os containers marítimos são uma ótima opção para armazenar esse tipo de produto, seja para transporte, seja apenas para conservação (bibliotecas, por exemplo).

Como inspiração, considere o exemplo de Brewster Kahle, criador da Internet Archive. Ele e seus voluntários procuram salvar exemplares de livros físicos, escaneando e armazenando em containers marítimos cuja capacidade média é de 40 mil livros identificados e paletizados (com filme plástico), armazenados em locais com controle de temperatura.

Armazenagem de ferramentas, peças e insumos

São muitas as empresas que procuram espaço para armazenar materiais, pois não dispõem de estoques amplos e o restante do espaço está destinado à linha de produção. Para elas, uma boa saída é alugar containers para armazenar o “excedente”: peças, acessórios, alimentos, insumos, equipamentos.

Armazenagem de produtos químicos e inflamáveis

Conforme determinam certas normas, esses produtos devem ser armazenados em lugares específicos, isoladamente, para garantir maior segurança e também por estarem sujeitos ao controle da Polícia Federal.

Os produtos químicos e inflamáveis podem aparecer na forma de potes, vidros, cilindros, tonéis.

Armazenagem de cargas refrigeradas

Produtos que necessitam de controle de temperatura (como carne congelada, peixe, frutas, vegetais) podem ser armazenados e transportados com eficiência e segurança em containers refrigerados:

  • IN (Insulated Container): resfriados por ar circulante gelado, fornecido pelo próprio navio, por uma unidade acoplada ou por uma base móvel;
  • RF/RH (Integrated Reefer Container): compatíveis com qualquer carga que precise de refrigeração no transporte.

Armazenagem de carga a granel

Para cargas a granel como farinha, plástico granulado, cimento, açúcar e outros tipos de carga orgânica, existe um tipo de container chamado Bulk Container (BK).

Para cargas orgânicas, especialmente o café, é comum usar o Ventilated Container (VE), por causa de seu design apropriado.

Armazenagem de cargas que não podem ser carregadas através das portas do container

Para esse tipo especial de carga, existe o Open Top (OT), ideal para cargas como máquinas, material de construção, lâminas de vidro, granito e outras.

Como não é viável a unitização dessas cargas através das portas do container, isso poderá ser realizado através do topo do container por meio de um guindaste. Depois de efetuado o carregamento, coloca-se uma lona que servirá como teto.

Armazenagem de carga geral

Quando se trata de transportar (principalmente em navios) produtos acondicionados em pacotes, caixas de papelão ou de madeira, ou mesmo móveis e carga solta, pode-se usar o Dry Van (General) ou o High Cube (que possui dimensões maiores que o Dry Van).

Para armazenagem de carga geral, o tipo mais apropriado de container é o Dry Cargo Container (DC/DV/HC), também chamado de Dry Box.

Achou este conteúdo esclarecedor? Deixe seu comentário! Aproveite e curta nossa página no Facebook!

×