Com características específicas do setor, a logística na indústria têxtil enfrenta vários desafios. Eles vão desde questões operacionais até a necessidade de ingressar na transformação digital. De toda forma, todos esses aspectos servem para atingir elevados níveis de serviço.

Com a eficiência, a empresa têxtil reduz o tempo de produção e fabrica as peças a preço mais baixo. A questão é: como o enfrentamento aos desafios ajuda no alcance desses objetivos? É o que vamos discutir neste post. Confira!

Quais são os desafios da logística na indústria têxtil?

Assim como outros setores de negócio, a indústria têxtil tem obstáculos específicos a enfrentar na logística. Entre os principais estão:

Equilíbrio dos níveis de estoque

Esse segmento é afetado com as mudanças de temporada, que pode chegar a 4 ciclos anuais. Como resultado, há uma alta rotatividade de produtos, o que dificulta a gestão de estoque.

Algumas fábricas optam por manter estoques mínimos e outras optam pelo Just in Time. Ainda assim, vale a pena trabalhar com previsão de demanda, de acordo com o histórico de anos anteriores.

Variedade de SKUs

Cada produto na indústria têxtil tem uma grande variedade de Unidade de Manutenção de Estoque (SKU). Na prática, o que acontece é que uma peça tem várias cores e tamanhos.

Essa realidade exige um controle rígido do estoque para evitar erros nos pedidos e falta de precisão no inventário.

Necessidade de transporte frequente

Por ser muito dinâmica, a indústria têxtil requer uma logística inteligente e ágil. As entregas são feitas com frequência. Por isso, o obstáculo é fracionar o transporte sem elevar os custos em relação à carga lotação.

Para alcançar esse objetivo, vale a pena trabalhar com veículos menores e efetivar um planejamento de rotas eficaz. Dessa forma, todos os pontos de entrega são atendidos de uma só vez.

Estrutura de armazenamento

As empresas têxteis precisam de uma estrutura apropriada de armazenamento dos produtos. É preciso garantir as locações com diversos tamanhos e os cuidados necessários.

Os tecidos exigem armazenamento longe da luz solar, em local seco e protegido contra a sujeira. Por isso, é importante embalar e vedar as peças em sacos plásticos.

Por sua vez, os tecidos com mais de 3 metros devem ser enrolados e guardados um ao lado do outro, com uma escora lateral para evitar danos permanentes.

Como resolver esses desafios?

Uma alternativa para solucionar essas questões é trabalhar a terceirização da logística na indústria têxtil. A prática traz vários benefícios, como:

  • garantia de mão de obra qualificada;
  • redução de custos;
  • foco nas atividades essenciais do seu negócio, o core business;
  • melhoria dos resultados, quando as empresas já têm o know how necessário;
  • otimização de processos;
  • diminuição de erros e retrabalhos no armazenamento e transporte dos produtos;
  • agilidade dos fluxos de trabalho.

Além disso, com a terceirização, você evita fazer investimento em tecnologia e capacitação da mão de obra. Isso porque a empresa especializada já realiza esse trabalho.

Dessa forma, você consegue controlar o estoque de tecidos, assegurar a precisão nos processos e evitar problemas com manchas, amassados e outros problemas.

Mais do que isso, a terceirização permite alugar um galpão logístico. A vantagem é ter acesso a uma estrutura de acordo com a sua necessidade.

Assim, a logística na indústria têxtil deixa de ter tantos desafios e permite que você foque outras áreas relevantes do negócio. O resultado é a obtenção de competitividade perante outros concorrentes do setor.

Achou interessante saber mais sobre os desafios da logística na indústria têxtil? Saiba como escolher o melhor operador logístico para sua empresa.

×