Matéria publicada no blog HRM Logística, do Mestre em Administração (ênfase em Logística) e Administrador com MBAs em Logística, Marketing, Análise e Projeto de Sistemas e Docência Superior, Hélio Meirim.
Tive a oportunidade de tomar um café com os executivos Samir Carvalho e Adriano Albuquerque, Diretores da ARM Logística – Operador Logístico sediado no Rio de Janeiro.
Durante nosso café o assunto predominante foi a logística é claro. Durante nosso Café com Logística, trocamos ideias sobre a situação atual de nosso país e as oportunidades e desafios da área de logística. Samir e Adriano também deram algumas dicas para os profissionais que estão ingressando na área e destacaram como a ARM está se preparando para enfrentar e superar os desafios que o cenário apresenta. Como gosto de escrever, ao encerrar nosso café, pedi a eles para compartilhar o que conversamos em nosso café com logística e, transcrevo abaixo alguns trechos de nosso Café com Logística.
Sobre os principais desafios e oportunidades que a área de logística terá este ano, os Diretores da ARM destacam que o momento deixa claro que o Brasil é uma plataforma de alto custo e baixa produtividade, logo as empresas estão buscando mais do que nunca se adaptar a essa nova realidade de mercado, onde será necessário eficiência e eficácia para sobreviver.
Sabemos que a logística representa de 5% a 26% do faturamento total de uma empresa e que o custo Logístico do Brasil é bem maior que do que países com dimensões similares destacou Samir Carvalho
Eles continuaram a reflexão sobre este ponto com uma visão bem interessante sobre oportunidades de negócios. Eles entendem que uma consequência positiva desse cenário é que médias e pequenas empresas estão começando a olhar para a atividade logística como um potencial aliado para reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente.
Enfatizaram também, que milhões em capital de giro são alocados por decisões não estudadas e tomadas por pessoas que não têm controle sobre os fatores que poderiam influenciar sua otimização.
Para eles, a logística tem o papel de eliminar esses desperdícios, identificando as causas e criando contramedidas para tornar a empresa mais eficiente. Entretanto, o grande desafio é enxergar os desperdícios, que muitas vezes, são considerados como normais e parte da operação.
Dessa forma, encontrar soluções para gerir informações sobre a demanda, estoque, controlar o atendimento dos pedidos e manter o rastreamento das entregas realizadas pode ser uma grande oportunidade.
Aproveitando a experiência dos Diretores da ARM, aproveitei para saber deles quais as dicas que eles dariam para os profissionais que estão ingressando ou que desejam na área de logística.
Para eles, o setor logístico no Brasil é pouco profissionalizado e pouco consolidado, além disso temos um déficit de R$ 1 Trilhão em investimentos na nossa infraestrutura logística.
Um profissional que ingressar no mercado da logística precisa ter muito foco em aprender a teoria e não somente continuar fazer o que sempre foi feito.
Olhar para países desenvolvidos e adaptar as boas práticas, pode ser uma excelente forma de sair do tradicional e realmente alcançar resultados consistentes.
Eles destacaram que a ARM é uma empresa jovem e empreendedora. Seu DNA é composto por pessoas com sede de conhecimento e vontade de fazer negócios de forma sustentável e inovadora. Acreditamos em nosso potencial e na capacidade de evoluirmos através do conhecimento e da provocação construtiva.
Temos dentro de nossos objetivos contribuir com uma sociedade melhor e mais justa. E acreditamos que o caminho para isto é a estimulação do conhecimento partindo da teoria para prática. Investimos em pessoas qualificadas para termos um time preparado, disciplinado e capaz de superar os desafios.
O cliente final é o centro da nossa estratégia, uma vez não existe valor a um produto até que ele seja colocado nas mãos do consumidor ou comprador, na quantidade certa, no tempo certo e no local certo e a custos competitivos.
Nós Solucionamos! Nós Simplificamos ! Somos ARM!
Agradecemos ao Samir e ao Adriano, Diretores da ARM Logística, pelo Café e, pela oportunidade de compartilhar conosco sua visão e sua experiência sobre o mundo da logística.