Logística é um termo que indica a organização de fluxos de informação, materiais e pessoas. Tem como objetivo planejar, colocar em operação e controlar esse fluxo de maneira ágil e eficiente.

O tamanho da empresa não importa, todas precisam ter um bom planejamento logístico para sobreviver e enfrentar a concorrência, o que varia é o tamanho.  Então, entendemos que um dos focos da logística é criar as bases para um bom planejamento estratégico da empresa.

Para que seja eficiente, é preciso que os processos internos também sejam bem construídos e executados.  Assim, é possível reduzir custos, identificar oportunidades de negócios, evitar desperdícios e melhorar a experiência do cliente.

Para ajudar a melhorar a performance da operação logística de uma empresa, indicamos cinco livros que trazem dicas importantes sobre o assunto:

A loja de tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon
Apesar de não ser especificamente sobre logística, essa biografia do criador e CEO da Amazon mostra o caminho trilhado por ele para transformar uma simples livraria on-line em um conglomerado de diversos negócios e, também, na maior fornecedora de serviços na nuvem no mundo. A Amazon, simplesmente, revolucionou a forma de vender e comprar pela internet.

Autor: Stone Brad
Editora: Intrínseca

Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Melhorar a qualidade da operação logística e o tempo de entrega de um produto. Reduzir custos operacionais, fiscais ou no fluxo de mercadorias. Isso tudo está conectado a uma boa estratégia operacional e tem por objetivo a competitividade e a satisfação do cliente. Neste livro, Paulo Bertaglia apresenta inovações em processos e tecnologias para tornar a operação logística mais eficiente. O autor traz diversos cases de grandes empresas brasileiras para ilustrar o trabalho.

Autor: Paulo Roberto Bertagia
Editora: Saraiva

Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística empresarial
Ronald H. Ballou trata sobre a administração do fluxo de bens e serviços e apresenta os aspectos operacionais, táticos e estratégicos de uma operação logística. O autor também destaca a importância do nível de serviço ao cliente, fundamentos de transporte, controle e organização da cadeia de suprimentos, entre outros processos importantes para o setor. A nova edição do livro conta com um CD-ROM e o software LOGWARE, com exercícios para resolver problemas propostos pelo autor.

Autor: Ronald H. Ballou
Editora: Bookman

Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos
No livro, o autor aborda fundamentos da logística empresarial e gestão da cadeia de suprimentos, e a importância desses processos na competitividade da empresa. As ideias apresentadas contextualizam a logística dentro da estratégia empresarial e sua importância nas cadeias de suprimento. O autor também trabalha o assunto TI em todo o livro, correlacionando o tema aos demais assuntos.

Autor: Donald J. Bowerson
Editora: McGraw Hill

Tecnologia da informação aplicada à logística
São muitas as soluções tecnológicas voltadas para o planejamento logístico. Neste livro, os autores citam as oportunidades que podem ser exploradas pelo uso da tecnologia e os benefícios de cada ferramenta, e como a integração entre elas pode otimizar e racionalizar o gerenciamento logístico.

Autor: Eduardo Banzato
Editora: Iman

A ARM Logística desenvolve projetos personalizados para cada empresa, para atender exatamente às suas necessidades para reduzir custos e aumentar a eficiência. Entre em contato e converse com um dos nossos representantes.

WhatsApp WhatsApp