A partir do momento que você abre uma empresa física ou virtual, um dos aspectos que você precisa considerar é o planejamento logístico. Isso porque sem a logística, a probabilidade de o monitoramento e controle da empresa serem insuficientes e ocorrer prejuízo é muito grande!
Você sabe o que é o planejamento logístico? Elaboramos um post para te ajudar a entender por que sua empresa precisa fazê-lo. Confira!
O que é o planejamento logístico?
O planejamento logístico nada mais é do que a autonomia de ter acesso a todos os processos que envolvem a sua empresa, nos mais variados setores, a fim de não cometer erros de má gestão de estoque, por exemplo, ou a contratação inadequada de funcionários.
Com o planejamento logístico adequado, você consegue analisar as estratégias de cada ponto da empresa, traçando objetivos que visem ao comprometimento da equipe, ao lucro e à produtividade.
O que acontece sem o planejamento logístico?
Sem um planejamento logístico eficiente você pode:
- perder clientes;
- não ter giro de estoque;
- diminuir a produção;
- e prejudicar o incentivo à equipe de colaboradores.
Por isso que a sua empresa precisa fazê-lo o quanto antes para ter noção se a quantidade de produtos é a suficiente, quando será a próxima divulgação do planejamento de marketing, quais serão os fornecedores, quando será a reunião da equipe de RH, como é o fluxo de caixa, e assim por diante.
O “irmão” do planejamento logístico é, sem dúvidas, o controle dos processos que fazem parte da sua empresa, lhe dando mais autonomia e facultando pleno monitoramento de como estão os negócios e de como evitar erros de iniciantes.
Imagine que você está precisando incluir um novo produto em sua loja, mas não tem espaço no estoque ou não há como contratar mais uma transportadora. O planejamento logístico servirá para analisar quais produtos estão tendo mais saída, como organizar melhor o espaço e como o espaço pode ser reformulado para que haja maior produtividade.
Assim, você terá controle das mercadorias, dos transportes e ainda promoverá maior otimização na entrega e na procura, complementando com mais produtos de qualidade.
Como usar a tecnologia no planejamento logístico?
Para realização de toda essa complexa e detalhada avaliação da empresa a fim de otimizar os processos, a tecnologia é fundamental. Isso porque esse tipo de suporte faz com que você não perca tempo realizando este tipo de atividade manualmente, ou de forma arcaica.
A partir de um software, você pode automatizar os relatórios e o controle dos processos para que os funcionários também otimizem melhor o seu tempo dentro do ambiente de trabalho.
A redução dos custos também é um dos fatores vantajosos da inclusão da tecnologia no planejamento logístico, porque evita a contratação de mais pessoas para a produção da tarefa de contagem de estoque ou na verificação do controle de saída e entrada de cada mercadoria ou serviço. Isso leva a maior segurança por parte dos funcionários, do empresário e também do cliente, que saberá que tudo o que foi oferecido pela empresa será cumprido.
Não somente a tecnologia, mas o próprio planejamento logístico faz com que a empresa fique muito mais organizada, passando uma imagem muito confiável para quem pretende investir ou se tornar um consumidor fiel, resultando em mais credibilidade.
Então, o que você acha de investir em planejamento logístico? Fale disso para seu público e seus conhecidos, compartilhe este post nas suas redes sociais!