Com a crise econômica que o Brasil está enfrentando, os principais gestores das empresas e os empresários estão em busca de alternativas para redução de seus custos.

Atualmente as despesas com a logística — transporte e armazenagem de produtos — possuem um percentual significativo sobre o faturamento da empresa. Devido a esse aspecto, a maioria das empresas, de pequeno a grande porte, está optando pela terceirização de serviços de transporte e armazenagem.

Quer saber mais sobre o assunto? Fique por dentro de excelentes motivos que mostram que terceirizar a armazenagem da sua empresa é a melhor opção!

Contratação de serviços

A alternativa encontrada é a contratação de prestadores de serviços que possuem maior conhecimento no negócio e equipes especializadas para exercerem as atividades operacionais, estratégicas e de gestão. Sendo assim, as empresas podem concentrar seu tempo e esforços em atividades fim na empresa.

Redução de custos

Terceirizando o serviço de armazenagem, seus custos fixos serão transformados em variáveis; ficando assim, reduzidos. Sua empresa não precisará realizar investimentos em equipamentos; aquisição de um novo imóvel; ampliação de sua sede e toda a estrutura que um armazém exige para um bom funcionamento, para armazenar os seus produtos.

Adequação dos armazéns

Um armazém precisa ter uma boa estrutura física. Precisa ser planejado com cuidado. Os armazéns precisam ter todas as características necessárias para execução do serviço. Possuir docas cobertas para carregamento e descarga dos produtos; estruturas porta-pallets; empilhadeiras e mão de obra especializada para manuseio dos produtos.

Sem falar da importância de toda estrutura de segurança como: portaria 24horas; câmeras de monitoramento; sistema de alarme e um sistema de detecção e combate a incêndio. O armazém precisa também de uma apólice de seguro contra alguns sinistros, como roubo, incêndio e avarias.

Qualidade nos serviços oferecidos

Definindo pela terceirização de serviço de armazenagem, a sua empresa contará com uma equipe especializada para realizar os serviços com maior agilidade. Nesse aspecto, a sua empresa terá um ganho de eficiência operacional.

Geralmente os armazéns possuem uma localização privilegiada, próxima a estradas que facilitam o acesso a grandes centros industriais.

Contará também com a segurança de uma empresa que segue o Sistema QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde), o que gera confiabilidade.

Satisfação dos clientes

Outro benefício é a satisfação de seus clientes pois terceirizando o serviço, os recebimentos e carregamentos de mercadorias são realizados de forma mais rápida, melhorando o atendimento à clientela. Reduz as reclamações por envios de produtos errados, sobrando mais tempo para você se concentrar em outras atividades de sua empresa.

Tecnologia especializada

Os armazéns possuem sistemas especializados em controle de estoques para realizar toda gestão necessária, como entradas e saídas de mercadorias; níveis de estoque dos produtos e realização de inventários.

Através de indicadores operacionais, fornecidos pelos prestadores de serviço, você pode acompanhar os números da sua operação de armazenagem. Isso te ajudará nas tomadas de decisão estratégica, melhorando a gestão de estoque e reduzindo custos.

Alguns armazéns possuem operações automatizadas, tecnologias avançadas em movimentações e armazenagem de produtos. Isso pode ser muito interessante para o seu negócio pois você não precisará se preocupar com investimentos prévios. Isso torna-se uma vantagem competitiva perante seus concorrentes.

Você viu quantos benefícios a sua empresa pode obter, optando em terceirizar o serviço de armazenagem? Quer saber mais sobre o assunto? Siga-nos nas redes sociais: FacebookLinkedIn e twitter!

WhatsApp WhatsApp