A gestão estratégica de logística tem como um de seus principais objetivos encontrar um ponto de equilíbrio entre as variáveis que impactam a oferta e a demanda. A partir de sua aplicação, o propósito é assegurar o máximo de lucro possível para a empresa, ao mesmo tempo que assegura a qualidade e estabelece métricas para satisfazer as demandas e as necessidades dos clientes.

Essa é uma evolução natural da importância que a logística ganhou nos últimos anos. No mercado globalizado, essa área se tornou cada vez mais estratégica. Como consequência, tornou-se um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio.

Ainda assim, o crescimento da complexidade e do dinamismo no ambiente externo faz com que as incertezas cresçam perante os olhos dos gerentes e logística. O que fazer para evitar essa consequência negativa? A resposta passa pela adoção de boas práticas, que diminuem as dificuldades e os desafios, ao mesmo tempo que aumentam as certezas das decisões tomadas.

Para entender melhor esse contexto, vamos explicar neste post como cuidar da gestão estratégica de logística na sua empresa. Então, que tal saber mais?

Garanta um bom nível de segurança

A gestão estratégica de logística depende de segurança nas operações. O objetivo é que a empresa tenha a estrutura necessária para garantir o melhor fluxo de operações, com o mínimo de extravios, perdas, avarias e desperdícios.

Para chegar a esse patamar, é fundamental recomendável contar com recursos da logística 4.0. Ela prevê o uso de tecnologia para o gerenciamento das atividades, a fim de tomar decisões mais precisas e estabelecer uma cultura data driven — ou seja, embasada em dados.

Por exemplo, com a inteligência artificial, é possível encontrar padrões e fazer cálculos automáticos conforme os parâmetros estabelecidos. Assim, é possível identificar gargalos e reduzir os erros.

Por sua vez, o rastreamento em tempo real da carga permite garantir a segurança e o atendimento de prazos. Toda a movimentação dos produtos é acompanhada, com consequente detecção de gargalos e atualização da rota de entrega. Assim, são prevenidos os atrasos.

Tenha acesso a uma infraestrutura otimizada

Sua empresa pode ter uma infraestrutura própria, mas esse é um custo desnecessário. Com a terceirização, você tem os galpões e containers necessários de acordo com a melhor tecnologia disponível.

Para as mercadorias que exigem monitoramento de temperatura, por exemplo, existem os containers reefers. Ao mesmo tempo, as soluções WMS garantem um controle de estoque preciso, que evita desperdícios.

Isso é importante, porque o custo logístico no Brasil é elevado. Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral mostrou que, somente para o setor industrial, esses gastos representam 17,56% do Produto Interno Bruto (PIB) Industrial. O dado é relativo ao período janeiro a maio de 2020.

Em comparação com o mesmo período de 2019, a alta foi de 42%. Com isso, houve um acréscimo de R$ 79 bilhões nos custos logísticos, o que demonstra a necessidade de otimizar as operações para reduzir os valores empregados pela sua companhia.

Assegure uma boa localização

A distribuição física depende de uma boa localização dos armazéns para funcionar de maneira adequada. O ideal é ter acesso a um bom condomínio logístico, que ofereça variedade e acesso facilitado às cargas. Tenha em mente que a localização também interfere na redução do custo logístico, porque há diminuição da manutenção da frota devido ao acesso fácil.

Nossas filiais estão localizados em pontos estratégicos do estado do Rio de Janeiro.

Conte com um parceiro para otimizar o processo logístico

Quando todas as atividades são realizadas de modo interno, o resultado tende a ser negativo. É preciso ter uma equipe de colaboradores inchada, a fim de atender a todas as atividades necessárias. Da mesma forma, é indispensável investir em tecnologia e outros fatores que assegurem o bom andamento do fluxo operacional.

Para ter o melhor resultado com o parceiro, opte por aquele que oferece soluções personalizadas e serviços agregados. Com o controle de tecnologia, é possível reduzir falhas e erros, bem como garantir o monitoramento de todas as etapas a serem realizadas.

Agora você já sabe como cuidar da gestão estratégica da logística. Observe que todas as etapas podem ser conquistadas com a realização de uma boa parceria. Assim, você tem acesso a serviços especializados, que agregarão valor ao resultado final do seu negócio.

Quer saber como ter acesso a todas as variáveis apresentadas neste texto? Entre em contato com a ARM Logística e conheça nossos serviços.

WhatsApp WhatsApp