Para os gestores de pequenos comércios, organizar o estoque deve ser uma das prioridades para controlar e monitorar todos os itens. O princípio de armazenar melhor a mercadoria ajuda a definir como anda a rotatividade do estoque, se há itens parados e qual é a demanda por determinado produto, além de ter uma clara noção da estimativa de entrada e saída de recursos. Neste post, você conhecerá algumas dicas que te ajudarão neste processo! Confira!

Saiba por que é importante armazenar melhor a mercadoria

A partir do momento em que as mercadorias são organizadas, você consegue oferecer um melhor atendimento ao cliente, sabendo ao certo quais produtos estão disponíveis e aqueles que precisam ser comprados.

O desempenho também é melhor, já que você terá em mãos os relatórios relacionados ao “movimento” de entrada e saída de produtos, sabendo ao certo quais itens oferecem melhor custo-benefício, quais devem ser substituídos e assim por diante.

Tenha um sistema simples de checklist

Por meio de planilhas, por exemplo, ou de um sistema de gestão, você pode realizar um checklist do seu estoque. O que isso quer dizer? Significa que você definirá detalhadamente a quantidade de cada produto, além da cor e do tamanho. Nesse mesmo checklist é possível organizar quais produtos precisam ser repostos e com qual frequência.

Faça um planejamento por datas e demanda

Conforme organiza as suas mercadorias e as disponibiliza ao público-alvo, você é capaz de descobrir a demanda por certos produtos. Para um comércio pequeno, é muito vantajoso planejar prazos curtos com os fornecedores, para que os itens sejam entregues semanalmente, por exemplo. Assim, o seu estoque diário estará sempre cheio.

Fique esperto nas datas comemorativas. Em períodos sazonais, as vendas aumentam, portanto, não deixe de verificar o comportamento dos seus clientes e verificar quais são os produtos que têm mais saída. Por essa razão, defina as datas e preste atenção na demanda do seu estoque sempre.

Defina um espaço apenas para mercadorias

É muito comum nos pequenos comércios o estoque ficar visível aos clientes ou dentro da própria loja. Porém, essa prática, embora econômica, não é aconselhável, por muitos motivos.

O primeiro aspecto é que você precisa ter controle do que entra e sai. Logo, um ambiente específico para o estoque ajuda você a gerenciar. Segundo, pode haver roubos ou furtos e com o estoque visível, o prejuízo será enorme.

Dependendo do tipo de comércio, os produtos precisam de um ambiente limpo, arejado e alguns devem ser condicionados adequadamente. Nada mais fácil do que definir um local para as mercadorias e ir repondo, conforme a necessidade (e sempre dando baixa nos relatórios).

Liquide os produtos parados

Na maioria dos comércios, sejam pequenos ou não, é muito comum que existam produtos parados, que simplesmente não conseguem ser vendidos. Quando você armazena melhor as mercadorias, consegue reparar naquele item que não tem mais procura.

É sugerido, então, que você liquide e proponha preços muito bons para que atraia o público e retire esse item da prateleira e do estoque. Assim, você não terá mais danos financeiramente.

Agora que você já sabe como armazenar melhor a mercadoria, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude outros comerciantes a gerenciar o estoque!

×