Os desafios logísticos devem ser superados

O consumidor moderno alterou a maneira de comprar e receber seus produtos. Hoje adquire pela Internet com preços reduzidos e espera em casa, com comodidade e dentro do prazo combinado no momento da aquisição. Ótimo para o comprador, mas como as empresas estão agindo para conseguir cumprir os prazos e ter assertividade nos produtos e serviços entregues, além de manter valores mais baixos se comparados com os das lojas físicas? Esses são os grandes desafios do e-commerce (comércio eletrônico) em um país de grandes extensões e com custos de transportes exorbitantes, levando em consideração todos os modais (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo).

 

Um dos maiores especialistas em logística no Rio de Janeiro e CEO na ARM Armazéns Gerais e Logística Ltda, Samir Ferreira de Carvalho, define o comércio eletrônico como a tendência de mercado na forma de expandir negócios. “Quem trabalha com vendas de produtos e serviços deve ter foco no cliente. Para tanto, os diferenciais para conquistar os consumidores do século XXI são: site de fácil navegação, definir uma região de atuação, pedidos entregues no prazo e sem defeitos, produtos de qualidade e com preços atrativos”, diz Samir.

 

Parece fácil atender os requisitos logísticos e exigências dos clientes, mas é preciso planejamento adequado e muita disciplina para quem deseja vencer os desafios desse segmento. Para tanto, a ARM Logística se tornou o ponto de apoio de grandes varejistas que passaram a vender seus produtos e serviços pela Internet. Construiu uma área especifica para essas demandas. Para Rafael Sesto, Diretor Comercial e especialista em e-commerce, a ARM se tornou referência por tratar cada cliente de forma customizada, entendendo as minúcias do negócio. “Os varejistas chegaram com grandes desafios e nós entendemos plenamente o que eles desejavam. Planejamos e executamos as operações de forma que os prazos fossem atendidos e os produtos chegassem aos consumidores finais sem avarias. Todas as grandes redes estão satisfeitas com o nosso trabalho. Diariamente recebemos centenas de produtos, realizamos as separações (picking), etiquetamos, montamos kits, embalamos (packing) e despachamos conforme horário combinado com os transportadores”, enfatiza Rafael.

 

Portanto, existe a certeza de muitas oportunidades para as empresas que abrirem o canal de vendas pela Internet, entretanto é preciso ter em mente que o consumidor está cada vez mais exigente e em busca de excelência no atendimento. Ter um parceiro logístico é essencial, pois garantirá os níveis de serviços acordados e as grandes lojas poderão focar em seus core business: as vendas.

A ARM ARMAZÉNS GERAIS & LOGÍSTICA LTDA é um operador logístico. O core business é armazenagem e projetos logísticos.
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