Os processos logísticos são essenciais para o ciclo operacional de uma empresa. A gestão adequada dessas operações permitirá que a empresa oferte bons serviços ao cliente e controle custos que, geralmente, são elevados durante a realização de certas atividades (fala-se muito no desperdício ocorrido nos fluxos logísticos).

O centro de distribuição é um conceito que está profundamente relacionado às operações de logística. Conhecer a associação que existe entre estas e aquele é algo fundamental para uma correta administração. Entenda mais sobre o tema!

O conceito de cadeia logística

Existem muitos conceitos para cadeia logística, sendo que alguns são mais abrangentes e outros se restringem a certos aspectos.

Pode-se definir cadeia logística como o ciclo de vida de vários processos que envolvem os fluxos físicos, financeiros, de informações e conhecimentos. Seu objetivo é satisfazer as necessidades do cliente por meio de produtos/serviços que são oferecidos por uma rede de fornecedores integrados.

Alguns conceitos importantes que compõem o conceito maior de cadeia logística são:

Produtores

Empresas que fabricam produtos ou fornecem matéria-prima para sua produção.

Distribuidores/revendedores

Empresas que compram uma grande quantidade de mercadorias dos produtores e revendem-nas aos consumidores.

Consumidores/clientes

São as pessoas que compram e usam determinados produtos.

O conceito de centro de distribuição

Centro de distribuição (ou CD) é um termo que compreende, resumidamente, o conceito de armazenagem, mas agrega algumas outras ideias, o que amplia sua apreciação e influencia na forma de operar a organização. O centro de distribuição é uma maneira estratégica de colocar produtos no mercado.

Quando devidamente estruturado e aparelhado, o CD assegura diferentes benefícios para a empresa e os clientes. Algumas atividades efetuadas no centro de distribuição são:

  • Recebimento e conferência de mercadorias;
  • Deslocamento até o local de armazenagem (ou de redespacho);
  • Armazenagem das mercadorias;
  • Separação dos pedidos;
  • Embalagem dos produtos;
  • Expedição e transporte das encomendas;
  • Auditoria de estoque.

A relação entre o centro de distribuição e a cadeia logística

Por causa da elevada concorrência do mercado, manter um centro de distribuição é uma maneira de otimizar as operações logísticas e desenvolver um diferencial competitivo, considerando que mesmo pequenos ganhos a mais já significam vantagem.

Fazer uma gestão adequada da distribuição de produtos permite usar com mais eficácia os recursos financeiros, humanos e materiais da empresa, bem como controlar melhor o tempo.

É preciso criar um sistema de logística e distribuição versátil e flexível, que contemple as principais necessidades dos clientes, gerando valor para eles e harmonizando-se com os avanços tecnológicos e as tendências do mercado.

centro de distribuição pode proporcionar à cadeia logística maior agilidade e eficiência, favorecendo a oferta de produtos de boa qualidade e a entrega realizada em tempo que satisfaz o consumidor.

Assim, o cliente satisfeito tem mais chances de se tornar um cliente fidelizado e também poderá divulgar a marca a outros consumidores.

Os benefícios que o CD proporciona à cadeia logística

As vantagens que a implantação de um centro de distribuição oferece para o melhor desempenho da cadeia logística são, entre outras:

  1. Obtenção de melhores preços com os fornecedores, pois dado o elevado volume de mercadorias compradas, é possível conseguir melhores descontos;
  2. Menores custos de frete, já que se evitam pagamentos para entregas fracionadas;
  3. Abertura de maior espaço nas lojas, já que haverá áreas menores de estoque, que serão abastecidas periodicamente (ou o produto seguirá do CD diretamente para o cliente);
  4. Redução de custos com mão de obra, pois as operações de descarga, conferência e estocagem competem ao CD;
  5. Centralização das operações a partir de um único sistema: sistema de cadeia de distribuição;
  6. Melhoria na qualidade de atendimento, já que a proximidade com o cliente provoca agilidade no fornecimento e ganhos nos processos logísticos, resultando em maior satisfação do cliente.

Você já usa um centro de distribuição dentro de sua empresa? Para receber mais novidades sobre logística, assine a nossa newsletter!

×