Conhecer quais são os tipos de armazém e tipos de armazenagem disponíveis é fundamental para aqueles que trabalham com logística ou que supervisionam esse setor nas organizações. Esse conhecimento é importante para saber qual é a melhor opção de armazenamento para cada empresa, o que pode otimizar os custos logísticos da organização e também ganhar tempo nos processos.

Para que você saiba mais sobre tipos de armazenagem, nós elencamos os principais. Continue a leitura e confira!

Armazenagem própria

A armazenagem própria é aquela feita em galpões ou armazéns administrados pela própria empresa que é dona da mercadoria armazenada. Isso, porém, não quer dizer que o armazém precisa estar necessariamente na área fabril da organização.

É bastante comum que algumas empresas, por questões de logística, tenham os seus centros de armazenagem em outros locais ou até mesmo cidades, porém com pessoal responsável contratado pela empresa. Os armazéns próprios são utilizados por empresas dos mais diversos segmentos, como no ramo da metalomecânica, móveis, indústrias de alimentos, etc.

Um ponto a ser considerado neste modelo remete ao foco no seu CORE BUSINESS. Ao gerir seu próprio estoque, controlar mão de obra, insumos, etc., a atenção na gestão deve ser triplicada, afinal, não existindo sinergia e expertise na sua cadeia interna, as rupturas serão incontroláveis em dado momento.

Armazenagem contratada

É comum que as pessoas em geral e até mesmo profissionais de logística confundam a armazenagem contratada com a armazenagem terceirizada, mas entender a diferença entre elas é bastante simples.

Enquanto na armazenagem terceirizada todo o processo é colocado à disposição de uma empresa especializada nesse segmento, na armazenagem contratada apenas o espaço físico é alugado de terceiros.

Dessa forma, as empresas alugam armazéns e sistemas de armazenagem e utilizam seu próprio pessoal para gerenciar as atividades realizadas.

Armazenagem terceirizada

Podemos considerar, disparadamente, como o melhor modelo dos demais apresentados e o mais utilizado atualmente, desde o pequeno empresário as empresas de grande porte. O maior é o de eliminar desperdícios, sejam eles quais forem.

Encontrar um parceiro que desenvolva soluções para gerir informações sobre sua demanda, seu estoque, que ajude a controlar o atendimento dos pedidos e mantenha o rastreamento das entregas, por exemplo, faz muita diferença.

Empresas como a ARM Armazéns Gerais e Logística se destacam no segmento, investindo em material humano e tecnologia de ponta, rastreabilidade total do estoque, inventários permanentes, KPI’s de acordo com a necessidade de cada operação, o que se traduz em total segurança na troca de informações, além de literal responsabilidade em relação às mercadorias armazenadas, movimentação de carga com os mais diversos equipamentos e dos mais variados portes, além de estruturas de armazenagem das mais diversas e armazéns idem, com características que se encaixam nos mais variados tipos de operação, como químicos, espaços com controle de temperatura e umidade, cargas de projeto, enfim, uma gama imensa de soluções.

Além disso, ao terceirizar, o custo tende a ser drasticamente reduzido em comparação à opção pela armazenagem própria. Por quê? Compartilham no terceirizado o espaço com outas operações, reduzem a folha de pagamento, seus encargos, passivos trabalhistas, alugueres, IPTU, concessionárias, dentre outros.

Somemos a tudo isto a dedicação plena e o foco integral que dará no seu core business. O resultado, comprovadamente, será o benefício da parceria entre as organizações, gerando plena satisfação e felicidade.

Independentemente de qual dos tipos de armazenagem você optar para o seu negócio, contar com o suporte e apoio de uma empresa especializada é sempre importante para assegurar a escolha de opções inteligentes e seguras para as suas mercadorias ou produtos. Afinal, o armazenamento correto é muito importante para a satisfação dos clientes.

Se você gostou dessas informações e quer saber mais sobre o assunto, curta nossa página no Facebook e receba as novidades na sua linha do tempo!

WhatsApp WhatsApp