Em meio à alta dos preços de combustível, os reajustes e a inflação afetando vários setores econômicos do país, os custos com o transporte de mercadorias vão aumentar. Contudo, é possível reduzir os custos logísticos economizando na área dos transportes e fretes pagos pelas empresas e, assim, entrar em vantagem diante da concorrência.

Confira abaixo algumas dicas para reduzir custos logísticos e obtenha grandes resultados em seu negócio.

Elimine complicações na cadeia de abastecimento

Os problemas que acontecem durante os transportes das suas mercadorias devem ser resolvidos o mais rápido possível. Saber prever eventuais falhas que podem acontecer levará a uma solução da maneira mais proativa.

Pode parecer pouco, mas com alguns ajustes nas deficiências a logística pode melhorar, e muito.

Reduza os seus estoques

Empresas que mantêm excesso de estoque imobilizam capitais de giro, correndo o risco de perder várias chances de investir em outros setores. Isso pode representar, para o gestor, falta de visão da cadeia de abastecimento.

Para reduzir as complicações de inventário, adote um software de gestão de estoques ou um programa de monitoramento de logística. Assim, as informações sobre as entradas e as saídas de produtos serão mais confiáveis, possibilitando planejamentos melhores para futuras encomendas.

Fique atento às multas e taxas

Tenha atenção às multas e as leis de trânsito, além da manutenção de seus veículos para, desse modo, evitar gastos repentinos com consertos e atrasos com peças de reposição, multas e outras taxas.

Em princípio, os gastos podem não significar muita coisa, mas em médio prazo pode fazer grande diferença, que será notada, sobretudo, no fechamento do ano da empresa.

Acordos comerciais: saiba utilizá-los

Parcerias de mercado, com outras empresas e fornecedores podem auxiliar bastante nos custos logísticos de qualquer empresa. Você pode aproveitar cargas, transportes e rotas em comum entre as empresas parceiras.

Acordos comerciais são conhecidos por ser tratar de soluções que beneficiam a todos e economizam dinheiro, tempo e esforço de todos.

Levar em consideração as variáveis durante o transporte

Para a gestão de estoque, um elemento fundamental é a previsão de ocorrências eventuais durante o processo de transporte.

Por isso, os gestores devem conseguir informações confiáveis para que possam evitar imprevistos e acidentes, levando em consideração os eventos que ocorreram no passado e as tendências atuais do mercado. Assim, será mais fácil adquirir a quantidade necessária de produtos para armazenar em inventário e haverá mais tempo para conseguir clientes sem precisar gastar dinheiro extra com abarrotamento do seu depósito.

Mas, se a situação da sua empresa é mais complexa em termos de logística, dedique parte do seu tempo para organizar melhor as despesas. Pense sempre que o objetivo principal da sua empresa é apresentar aos seus clientes os produtos que desejam, no momento certo e em tempo adequado, com preços acessíveis.

Tudo isso servirá para satisfazer o seu público, gerando receita, ao mesmo tempo em que valoriza a organização e o planejamento dos custos logísticos da empresa.

O que você achou deste artigo? Não deixe de compartilhar nas redes sociais!

×