Garantir a qualidade dos produtos entregues ao consumidor é fundamental para se ter um controle daquilo que está circulando no mercado nacional. É por isso que existem os devidos órgãos regulamentadores para cada setor. Dentre esses órgãos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se destaca pelo trabalho realizado em diversas áreas.

Um dos meios desenvolvidos para regular alguns processos internos das empresas é o Certificado de Boas Práticas de Armazenamento. Mas nem todo empreendedor sabe se esse certificado se aplica à sua empresa e no que ele implica. Por isso, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber sobre essa certificação. Confira!

O que é o Certificado de Boas Práticas de Armazenamento

Certificado de Boas Práticas de Distribuição e Armazenamento (CBPDA) é um documento emitido pela Anvisa que atesta o cumprimento de uma série de exigências do órgão para garantia de qualidade no processo de armazenagem de produtos em certos setores empresariais.

O documento tem uma série de especificações que devem ser seguidas para que a Anvisa possa atestar o cumprimento das normas. Entretanto, é preciso estar atento a certas informações para cumprir com as exigências do órgão.

A quem se aplica o certificado

De acordo com a Anvisa, o Certificado de Boas Práticas se aplica a empresas armazenadoras, distribuidoras e importadoras de medicamentos, produtos para a saúde e insumos farmacêuticos, tendo validade em todo o território nacional.

Portanto, toda empresa que esteja atuando em um dos setores citados deve se alinhar em relação às exigências definidas pela Agência.

Obrigatoriedade das boas práticas

É importante saber que, mesmo que sua empresa ainda não possua o certificado, é obrigatório que ela siga todas as boas práticas definidas pela Anvisa. Isso significa que você deve desenvolver estratégias para atuar dentro da empresa, treinando os funcionários e adequando o espaço para que todas as especificações sejam atendidas.

Fiscais de vigilância sanitária trabalham diariamente para garantir que essas normas estejam sendo seguidas. Para isso, realizam visitas às empresas dos setores que funcionam sob regulamentação da Anvisa e aplicam um processo de auditoria, certificando-se que as práticas definidas estão presentes no ambiente de armazenagem.

Vale ressaltar que a não conformidade com essas boas práticas é caracterizada como infração de natureza sanitária, tornando a empresa sujeita às penalidades previstas por lei.

Importância de tirar o Certificado

Ao possuir o Certificado de Boas Práticas de Armazenamento, sua empresa atesta aos seus clientes e consumidores que praticam as ações adequadas estipuladas pela Anvisa para garantir um alto nível de qualidade no processo de armazenagem.

Isso significa que não só as boas práticas são cumpridas como a Anvisa, na posição de órgão regulamentador, atesta a existência dessas ações.

Ao solicitar o Certificado para sua empresa, você será informado sobre quais os procedimentos deve tomar para garantir que as exigências sejam cumpridas. A Anvisa agendará uma visita na qual fará uma avaliação e concluirá se todos os itens estão em conformidade.

A partir daí, você terá em mãos o Certificado de Boas Práticas de Armazenagem, que tem validade de 2 anos a partir da sua data de publicação no Diário Oficial da União.

Gostou do post? Então curta nossa página no Facebook e veja mais dicas sobre gestão e logística para sua empresa!

×