Fazer uma boa gestão de estoques é um grande desafio para muitos gestores, mas quando o assunto envolve a logística de bens perecíveis, o assunto se torna ainda mais delicado.
Como os produtos devem ser comprados e fornecidos dentro dos seus prazos, o gestor deve se preocupar com alguns detalhes a mais! Como gerir esses produtos da melhor maneira? O que fazer para diminuir os gastos com armazenagem e transporte?
Esse é um tema extremamente importante para quem pretende manter um negócio estável e em crescimento, e por isso falaremos sobre ele hoje. Quer entender como fazer essa logística da melhor maneira? Então acompanhe!
A importância do cuidado com a logística de bens perecíveis
Quem trabalha com materiais que podem se perder com o desgaste do tempo, sabe que todo cuidado é pouco: todas as etapas, desde o fornecimento pelos parceiros até a venda para clientes devem ser acompanhadas minuciosamente, pois qualquer erro pode gerar danos — muitas vezes irreversíveis — para a empresa.
Manter uma gestão voltada para esse tipo de produto, reduz a perda dos bens e garante que o gestor mantenha parcerias que façam o manuseio e a acomodação da melhor maneira.
Práticas boas para fazer essa tarefa
Cada tipo de produto pode requerer cuidados específicos, mas como todos compartilham da mesma característica de se perderem com o tempo, existem algumas práticas que podem te guiar ao montar a melhor logística.
Transporte
Essa é a fase mais vulnerável de todo sistema logístico. Procure por parceiros que possam conciliar as restrições e condições de preservação dos tipos de produtos do seu negócio.
Lembre-se que a qualidade deles depende também da maneira como eles são levados de um ponto a outro, então preocupe-se em manter a integridade dos produtos, levando em conta fatores como temperatura, delicadeza dos bens, modais de transporte, entre outros.
Estipule quais as limitações existem para fazer o transporte e procure por aqueles que possam atender às necessidades da sua empresa sem comprometer seus materiais.
Armazenamento e estoque
O maior erro entre os gestores atuais, é o mal planejamento do ambiente onde será feita a acomodação e armazenamento.
Preocupe-se sempre com o tempo em que eles ficam estocados, já que o tempo pode ser inimigo do seu lucro.
Existem algumas ferramentas de gestão de estoque famosas, como o controle ABC, que permite identificar o nível de rotatividade dos produtos em relação ao interesse de seus clientes, para fazer uma divisão mais estratégica nessa fase.
Outra prática comum, é a estratégia FIFO — first in, first out — que traz uma ideia de que os primeiros produtos a entrarem no seu negócio, devem ser os primeiros a saírem.
Para isso, seu armazenamento deve ser divido com as especificidades de casa caso, então priorize organizá-los por datas, rotação, custos, tipos de bens. Dessa forma, eles ficarão mais acessíveis e o controle fica muito mais simples.
Preservação
A preservação anda junto com a armazenagem, sendo responsável por garantir um ambiente adequado para estocá-los de maneira estratégica, evitando influências externas.
Elas podem ser divididas de duas maneiras:
- biológicas e químicas: contaminação, umidade, ventilação, prazo, temperatura;
- físicas: acondicionamento, embalagem, manuseio, vibração.
Uma boa logística está preocupada em desenvolver formas de preservação, seja garantindo uma circulação de ar adequada, mantendo a temperatura ideal e até manuseando os produtos corretamente.
Dessa forma, você pode garantir a qualidade dos seus materiais perecíveis, respeitando não só o prazo de utilização, mas a integridade deles até consumar as vendas.
E então, leitor? Gostou de aprender sobre as etapas de uma logística de bens perecíveis e como ela pode ser benéfica para o seu negócio? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber no seu e-mail outros artigos que podem te ajudar no ramo empreendedor!