Os processos logísticos precisam ser gerenciados com responsabilidade e previdência, a fim de evitar custos mais altos do que o visualizado no seu plano e prejuízos para a empresa.

Por isso, o adequado planejamento estratégico logístico deve integrar o quadro de prioridades de qualquer organização. Veja em que consiste esse planejamento e suas operações:

O planejamento estratégico logístico

O planejamento estratégico dos processos logísticos consiste na boa definição de operações criativas e inovadoras, visando respostas mais rápidas sobre a redução de custos operacionais, atenuar o tempo nas ações de entrega, otimizar as atividades ligadas ao armazenamento e ao transporte, e assim por diante.

Apenas contando com um bom planejamento estratégico logístico, a empresa terá condições de enfrentar a alta competitividade e as dificuldades do mercado. Por meio dele, as iniciativas logísticas poderão desfrutar de unificação, direcionamento e propósitos definidos.

A abordagem do planejamento estratégico

É apropriado ficar ciente de que o planejamento estratégico bem construído deve contemplar temas como redução de custos, maximização do retorno sobre o investimento e melhorias nos níveis do serviço, por exemplo.

Redução de custos

Toda empresa trabalha no sentido de abater seus gastos, minimizar despesas relacionadas ao armazenamento e à distribuição de mercadorias. Dessa forma, é necessário encontrar soluções eficazes e mais econômicas.

Bons exemplos são as alternativas de modal de transporte (dependendo da carga, do prazo, da situação atual, um modal pode ser mais econômico do que outro) e armazéns situados em pontos diferentes.

Maximização do ROI

O setor logístico pode requerer muitos investimentos e consumir incrível coleção de recursos. Ao planejamento estratégico cabe buscar opções que impliquem em menos investimentos e mais lucros, como a entrega de produtos diretamente ao cliente, dispensando a estocagem; a aplicação do conceito Just In Time para otimizar o controle de estoque; e a terceirização dos serviços logísticos (armazenagem, transporte).

Melhorias no nível de serviço

Nenhuma tática de mercado pode resultar na redução da qualidade do serviço; ainda que, em princípio, certas ideias para oferecer melhores serviços possam resultar em maiores custos, o gestor precisa entender que, por outro lado, aumentarão a receita no futuro.

O ideal seria gastar menos, mas manter o nível de serviço, destacando-se entre as empresas concorrentes. Ou seja, apresentando um eficiente diferencial competitivo.

O planejamento estratégico e o cliente

À medida que o planejamento estratégico oferece melhores resultados para a logística, será possível, inclusive, reconsiderar a precificação de serviços e produtos. Os preços altos são, em parte, efeito dos custos envolvidos nas operações. Quando se consegue reduzir esses custos, existe a possibilidade de reduzir também os preços daquilo que é vendido.

Alguns fatores de atração

O cliente sente-se atraído por fatores como: preços mais acessíveis (pois, eles “aumentam” o poder aquisitivo do consumidor, mesmo em tempos de crise), um atendimento de qualidade e bons produtos/serviços. A depender do bom atendimento e da qualidade do produto, o cliente nem se incomoda em pagar mais.

O planejamento estratégico não pode esquecer um elemento vital na cadeia de suprimentos: o cliente. Afinal de contas, todas as operações logísticas se desenvolvem no sentido de agradá-lo e fidelizá-lo, e com a ideia de aumentar suas chances de conseguir mais clientes. Ou seja, mais consumidores que procurem os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

O correto cumprimento de prazos

Enquanto o fornecedor é um dos extremos na cadeia de suprimentos (o ponto de partida), o cliente é o outro lado nessa cadeia. Ou seja, ele é o ponto de chegada. Ambos são importantes para as operações logísticas e precisam integrar as estratégias que forem desenvolvidas na área.

Um fator fundamental para satisfazer o cliente é o cumprimento do prazo. Quando recebe sua mercadoria no dia e hora combinados, ele sente que a empresa é responsável, e a tendência é que continue realizando negócios com ela.

Uma coisa que o planejamento estratégico deve priorizar é a necessidade de cumprir prazos e sempre ser honesto com seus clientes, evitando prometer entregas em tempo menor somente para que o consumidor efetue compras em sua loja — mas, depois, sendo incapaz de cumprir o prazo acordado.

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