Utilizar estrategicamente recursos para otimizar os processos logísticos é uma forma de sair ganhando e desenvolver o potencial de seu negócio. A logística consiste em um conjunto de operações relacionadas à cadeia de suprimentos e pode gerar custos altos e desnecessários.

Confira abaixo 5 dicas para ter sucesso na estratégia logística gastando menos ao mesmo tempo em que oferece produtos e serviços de qualidade, satisfazendo o cliente!

1 – Aprimore a previsão de demanda

Uma das melhores maneiras de obter êxito na estratégia logística é fazendo a previsão de suas demandas de modo a evitar desperdícios e faltas. Apesar de não ser uma atividade tão simples, com o suporte de uma equipe especializada e planejamento a previsão de demandas é perfeitamente possível.

Consulte o histórico de vendas da empresa e sempre se fundamente nos dados do mês anterior para efetuar uma análise mais exata do mês corrente. Também é importante fazer comparações de crescimento entre os períodos precedentes.

Para uma previsão ainda mais precisa, é necessário considerar outros critérios, como a instabilidade do mercado e a ocorrência de imprevistos.

2 – Desenvolva um serviço ágil

Para conferir maior agilidade aos serviços, a empresa precisa mapear todos os seus processos para manter pleno controle sobre a linha de produção/venda. Acumular informações precisas e números mais exatos vai ajudar a identificar gargalos na cadeia de suprimentos. Um exemplo de deficiência é quando sua empresa demora mais que as outras empresas para realizar determinado serviço.

Somente com o monitoramento desde o começo até o final de todos os processos, o gestor pode prever e resolver problemas com mais agilidade.

3 – Consiga bons parceiros para o negócio

Outra dica fundamental para ter sucesso em sua estratégia logística é se aliar aos parceiros comerciais certos, aqueles que possuem capacidade inovadora, ou seja, potencial para o desenvolvimento de processos novos e eficientes.

Nesse sentido, é preciso compreender que nem sempre o tamanho e a fama das empresas de seus parceiros são requisitos fundamentais. Sempre é bom considerar as expectativas que seu parceiro oferece, mesmo que o negócio dele ainda seja pequeno e mesmo que ele tenha iniciado suas atividades há pouco tempo.

O que você deve considerar é que os parceiros tenham condições de se alinhar aos objetivos de sua empresa para que, juntos, vocês possam desenvolver um bom trabalho.

4 – Integre sua equipe

Além da necessidade de bons parceiros, a empresa também deve trabalhar internamente de forma integrada. É necessário desenvolver planejamentos unificados e completos. Assim, realize a interação das projeções de vendas a outras fases, como o planejamento de operações e de produção. Integre o setor financeiro com o fluxo de caixa, o plano orçamentário e os investimentos.

É necessário também trabalhar na integração do marketing, facilitando a identificação e o desenvolvimento das melhores campanhas, considerando fatores como fabricação e distribuição dos produtos, condições de mercado, períodos de publicidade e outras coisas, tomando sempre como referência os processos logísticos na cadeia de suprimentos.

Efetivar o alinhamento ideal entre as operações e as vendas vai contribuir para criar o equilíbrio entre a demanda dos clientes e o potencial de produção que a empresa apresenta.

5 – Use um software de gestão

Usar uma ferramenta tecnológica avançada vai assegurar maior agilidade e eficiência nos processos, reduzindo a quantidade de falhas humanas e as possibilidades de surpresas desagradáveis.

Opte por um software completo, que disponha de diferentes recursos e possa ser aplicado em todos os setores da empresa, integrando essas áreas.

Já segue essas dicas para melhorar sua estratégia logística, desenvolve serviços rápidos, tem uma equipe bem integrada e conta com bons parceiros? Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você!

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