Atualmente, fala-se muito no ambiente empresarial sobre um conceito revolucionário e eficaz: o de Produção Enxuta. A partir da Produção Enxuta, desenvolveram-se conceitos paralelos como Sistema Puxado, Milk Run, Rotas de Abastecimento e Logística Enxuta, ou Logística Lean.
Veja como a Logística Lean pode ajudar na sua empresa!
A proposta da Logística Lean
Foi a Toyota, na década de 70, a primeira empresa a usar o conceito Manufactoring Lean (Produção Enxuta) para eliminar os desperdícios que aconteciam com frequência na produção industrial.
Desse conceito nasceu a Logística Lean, cuja finalidade é reduzir custos, eliminar todos os processos desnecessários e fazer uma revisão cuidadosa de todas as fases da cadeia de suprimentos, considerando o quanto cada atividade agrega valor, lucro ou melhora a qualidade do atendimento.
Tudo o que não oferece essas vantagens deve ser excluído da cadeia de suprimentos.
Os pilares da Logística Lean
Como já foi explicado, a Logística Lean tem como finalidade eliminar processos ineficientes que só geram custos e retardam os resultados. Para atingir seus objetivos, ela se fundamenta em três pilares:
- Estoque enxuto;
- Processos otimizados;
- Processos sincronizados.
Veja cada um deles a seguir.
A ideia do estoque enxuto
O estoque deve ser pequeno e ajustado às necessidades do negócio. Estoques grandes demais só geram perdas e prejuízos. O gestor deve lembrar que estoque é capital de giro imobilizado, ou seja, se o estoque é muito grande, significa muito dinheiro parado — dinheiro que poderia ser usado no ciclo de produção ou aplicado em algum investimento.
Para proceder ao armazenamento e reposição eficientes de estoque, o gestor pode identificar, com precisão, o ponto de pedido: o momento certo para fazer o pedido de um determinado produto, considerando a quantidade mínima dele que deve permanecer em estoque, de modo a atender a demanda dos clientes.
Processos otimizados e processos sincronizados
O segundo pilar refere-se aos processos otimizados, isto é, é necessário otimizar os processos, eliminando desperdícios desde a aquisição de matérias-primas/produtos até a entrega ao cliente final.
Essa otimização envolve metodologias de trabalho novas, capacitação dos funcionários, adoção de tecnologias mais avançadas e outras coisas. O importante é que as inovações agreguem valor aos serviços ou aos produtos da empresa.
O último pilar refere-se aos processos sincronizados, ou seja, à melhor integração entre as operações. Essa integração vai contribuir para evitar retrabalhos (por causa de trabalhos feitos de forma errada), prevenir contra falhas e reduzir o tempo de espera (o que é vantajoso tanto para a empresa quanto para os clientes).
Os benefícios da Logística Lean
Os benefícios de aplicar a Logística Lean para sua empresa são evidentes:
- Melhor aproveitamento do espaço: no estoque, no tráfego dentro da empresa, na linha de produção, no trânsito;
- Aumento da produtividade: com a otimização e sincronização dos processos, há uma sequência de atividades mais bem realizadas, com materiais e pontos de trabalho integrados e mais próximos;
- Redução de custos: eliminando desperdícios, reduzindo o estoque, dispensando tarefas desnecessárias, naturalmente a empresa economizará muito;
- Otimização de estoques: estoques no tamanho certo, ideais para satisfazer as necessidades dos clientes;
- Diminuição de paradas: a linha de produção ou vendas sempre terá os materiais de que precisa no momento e na quantidade certa, evitando interrupções que atrasam o negócio.
A terceirização é Logística Lean
A terceirização da armazenagem é uma forma de otimizar os processos logísticos, de enxugá-los conforme determina a Logística Lean. Isso porque a empresa economiza com espaço próprio, mão de obra e controle de mercadorias (distribuição e acondicionamento).
A empresa terceirizada fica responsável por todas essas tarefas, garantindo ao cliente a entrega de um produto de boa qualidade. A empresa contratante acaba gastando menos, tendo menos trabalho e lucrando mais.
Já pratica a Logística Lean em sua gestão? O que acha dela? Comente em nossas redes sociais!