Um dos principais papéis de um gestor é garantir uma logística eficiente em sua empresa. O cenário econômico nacional é instável e não permite que esses profissionais cometam muitos deslizes. Portanto, entender e compreender corretamente o uso dos indicadores de desempenho de logística é um fator crucial na melhoria dos processos existentes em sua empresa.

O post de hoje define o que são os indicadores de desempenho logístico e ainda mostra alguns de seus exemplos. Vamos lá?

O que são os indicadores de desempenho logístico

Os indicadores de desempenho, do inglês Key Performance Indicators (KPI), foram criados para avaliar e quantificar o desempenho dos processos existentes em uma estrutura empresarial. Eles são utilizados por gestores e gerentes para mensurar a qualidade e a quantidade do trabalho realizado por sua equipe de trabalho.

Por meio dessa análise, é possível identificar quais são os pontos positivos e negativos de uma gestão empresarial. Dessa forma, esses profissionais podem tomar decisões mais eficientes e conscientes.

Todos os processos precisam ser avaliados, independentemente da obtenção de resultados positivos ou negativos. Um bom gestor conserta o que está errado e aprimora ainda mais o que está dando certo!

Veja abaixo 4 importantes indicadores de desempenho logístico para a sua empresa:

Tempo de pedido

Este indicador evidencia a quantidade de tempo gasta entre a realização do pedido por parte do cliente até a sua entrega efetiva. Por existirem diferentes tipos de empresas com inúmeras características específicas no mercado de trabalho, esse valor varia de acordo com o tipo de produto produzido e com a distância entre o centro de distribuição até o destino final.

Apresentar um valor de tempo de pedido inferior aos fornecidos por seus concorrentes é um importante diferencial na corrida pela fidelização de seus clientes!

Custo de manutenção do estoque

Também denominado como custo de oportunidade, o custo de manutenção do estoque é utilizado para mensurar qual seria o valor obtido ao se investir, no mercado financeiro, a quantia gasta para manter o estoque de uma empresa. Vale lembrar que esse investimento deve ser livre de taxas de riscos — como os fundos de renda fixa e a caderneta de poupança.

Analisar corretamente esse critério é essencial para uma boa gestão empresarial, já que, por meio dessa análise, é possível perceber quando se está gastando excessivamente e desnecessariamente com seu estoque. Tal indicador permite encontrar outras formas de gerar lucros para sua empresa.

Custo do transporte

Ao utilizar tal indicador, calcula-se qual é a interferência causada pelos gastos com transporte sobre a receita de vendas. Quanto mais se gasta para transportar uma mercadoria, maior será o valor desta no mercado.

Ofertar um produto com um preço que agrega valores além de seus custos de produção é o que todo gestor deve evitar. Esse aumento é extremamente prejudicial para qualquer empresa, pois o cliente sempre quer encontrar um produto com preço reduzido.

Quando ficar muito caro transportar seus produtos, analise a situação e entenda o porquê dessa ocorrência. Busque por soluções para tal problema e ofereça um produto de qualidade que atenda às expectativas financeiras de seus clientes!

Avarias no transporte

O indicador denominado de “avarias no transporte” busca encontrar quais são os danos causados à frota durante a realização das entregas. Por meio de sua análise, é possível saber o quão danoso o processo de entregas é para a sua logística empresarial. Vale lembrar que este também indica quais são os riscos aos quais as cargas estão submetidas.

Para o seu cálculo, basta multiplicar o valor das avarias por 100 e depois dividir pelo total de mercadorias transportadas. O resultado dessa operação deve variar entre 0,1% e 0,5%. Caso isso não ocorra, é necessário realizar manutenções preventivas em sua frota com mais frequência.

E então, entendeu como esses indicadores de desempenho logístico funcionam? Conhece algum outro? Comente em nossas redes sociais!

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