Os processos logísticos estão mais associados aos custos do que à economia. Esse fato é tão evidente que a ideia de Produção Enxuta chegou a considerar as operações logísticas como gastos que deveriam ser eliminados das empresas.
Contudo, é possível fazer da logística uma aliada no corte de custos e na busca pelo equilíbrio financeiro. Para isso, é preciso gerenciá-la adequadamente e com responsabilidade.
Entenda como a logística pode reduzir custos na empresa!
Reduzindo o uso de materiais
A armazenagem e movimentação adequada dos materiais ajudam a reduzir os gastos com embalagens. Analise cuidadosamente como está utilizando os papelões, filmes e pallets, para reconhecer e suprimir os excessos.
Elimine ainda os trabalhos e gastos provocados por falhas no processo de estocagem e suas consequências, como os danos aos produtos.
Usando indicadores de desempenho
Muitas atividades extras diárias geram trabalhos não planejados, e isso, naturalmente, representa custos. É necessário gerir rigorosamente o uso dos recursos e os gastos em dias normais e em picos sazonais, fazendo a identificação precisa de onde e como os custos estão acontecendo, bem como seu valor exato.
É importante também manter uma equipe bem treinada e flexível, medindo regularmente o desempenho que ela oferece e até que ponto as metas estão sendo alcançadas.
Otimizando seus espaços para reduzir custos na empresa
Avalie os métodos de armazenagem que vem usando, a política dos estoques, o layout das instalações, a infraestrutura disponível para recebimento e expedição de veículos.
Eliminando estoques arcaicos e ultrapassados e desenvolvendo um layout moderno e econômico para seu centro de distribuição, você reduzirá muitos gastos desnecessários.
Conquistando maior ganho de competitividade e fatia de mercado
A partir do momento em que a empresa controla e desenvolve processos logísticos eficientes, ela consegue reduzir o tempo do ciclo da cadeia de abastecimento, otimizando, inclusive, a entrega dos pedidos e garantindo a satisfação do cliente, que deve ser o foco nas operações logísticas. Esse melhor desempenho representa um importante diferencial competitivo, que vai se traduzir na conquista e fidelização de mais clientes.
Quando, devido à eficiência logística, uma empresa captura uma fatia de mercado, tornando-se referência em metodologia de trabalho e qualidade dos produtos e serviços, isso representa redução de custos em diferentes aspectos:
- ela gasta menos, porque tem mais clientes fidelizados (custos com captação de clientes caem);
- receberá melhores propostas de bons fornecedores, conseguindo maiores descontos;
- atinge um ponto em que seu fluxo de caixa equilibra a entrada e saída de dinheiro, mantendo sempre uma diferença satisfatória entre a margem de lucro e os custos (os prejuízos acabam sendo mínimos).
Cumprindo uma adequada roteirização
No que se refere aos custos com o seu transporte, a roteirização representa uma importante estratégia para reduzir gastos. Traçar corretamente as rotas de coletas e entregas de modo a atender o maior número possível de clientes em uma única viagem, percorrer sempre os melhores trajetos (menores distâncias, melhores estradas, presença de postos de combustível, acessibilidade, maior segurança).
A roteirização bem planejada permite reduzir custos com combustível, manutenção, atrasos e outras coisas.
Planejando as compras de estoque
Aplique o princípio do estoque mínimo e evite comprar antes do tempo ou comprar em excesso. Espere o produto chegar ao ponto de pedido para fazer a reposição. Calcule a quantidade mínima de produtos que pode permanecer estocada, suficiente para atender a demanda do público.
Essa é uma forma de aplicar o Just In Time, estratégia da Logística Enxuta.
Andando dentro da lei
Seja para as compras e recebimento, seja para estocagem, seja para entrega, para qualquer operação logística, procure respeitar sempre o que diz a legislação e oriente seus funcionários a fazerem o mesmo: formas autorizadas e seguras de armazenar e embalar; respeito às normas de trânsito; uso dos equipamentos de segurança nos estabelecimentos e nos veículos e outras coisas.
Assim, você evitará multas pesadas e custos adicionais por não adotar práticas saudáveis e preventivas.
O que pensa sobre as estratégias para reduzir custos na empresa por meio da logística? Deixe um comentário!