A boa utilização de recursos materiais e financeiros é um fator a ser constantemente aprimorado em uma empresa. Os armazéns climatizados se mostram uma ótima opção para melhorar esse aspecto, uma vez que proporcionam um ambiente muito mais agradável a todos os stakeholders. Portanto, ao investir em armazéns climatizados, a organização pode desfrutar de muitos benefícios que, juntos, geram uma significativa redução de custos.
Neste artigo, será apresentado como os armazéns climatizados geram redução de custos em uma empresa. Confira!
Conforto dos trabalhadores
A climatização de ambientes gera um conforto térmico. Principalmente no Brasil, um país tropical que conta com temperaturas muito altas, é muito importante valorizar essa questão. Encontrar um equilíbrio térmico faz bem para a saúde dos funcionários, o que se reflete em seu trabalho.
Além disso, um ambiente confortável tem como consequência funcionários mais satisfeitos e motivados, que se preocupam com o desenvolvimento e o sucesso da empresa para a qual trabalham, uma vez que é demonstrado zelo com o bem-estar de cada um. Dessa forma, mais do que trabalhadores, eles se tornam colaboradores, parte integrante e fundamental para o crescimento da organização.
Aumento de produtividade
Em decorrência do item anterior, os armazéns climatizados também apresentam um forte impacto positivo no índice de produtividade da empresa. Segundo uma pesquisa realizada pelo site americano CareerBuilder, 71% dos trabalhadores se revelaram menos produtivos em ambientes muito quentes e 53% se disseram menos produtivos trabalhando em locais muitos frios.
Portanto, é possível constatar que colaboradores mais confortáveis com seu ambiente de trabalho possuem um desempenho melhor em seus empregos, produzindo mais e maximizando a receita da empresa para a qual trabalham.
Conservação de produtos
Em alguns casos, os armazéns climatizados se mostram imprescindíveis para a conservação da qualidade das mercadorias. Um grande exemplo disso são produtos como soja, milho e algodão, que quando submetidos a uma climatização adequada conseguem manter suas qualidades biológicas, físicas e químicas por mais tempo.
Mas os benefícios vão além do mercado alimentício. Roupas e sapatos também são itens que dependem bastante do controle da temperatura e da umidade. Sendo assim, os armazéns climatizados contribuem para a durabilidade dos produtos, gerando maior satisfação da clientela.
Bem-estar do cliente
Assim como os funcionários, o cliente também se sente melhor em um ambiente climatizado. E essa sensação de bem-estar faz com que ele permaneça mais tempo no estabelecimento e que esteja mais aberto a negociações. Além disso, gera uma boa impressão e garante que ele tenha uma experiência positiva com a empresa.
Os armazéns climatizados possuem um forte impacto nas operações financeiras de uma empresa. Quando bem instalados e gerenciados, podem gerar uma série de benefícios. Um exemplo disso é o aumento da produtividade, um índice ligado principalmente ao fator humano. Portanto, é possível afirmar que um ambiente de trabalho confortável alinha perfeitamente o bem-estar dos colaboradores, a qualidade do produto, os interesses da empresa e, é claro, a satisfação do cliente.
Nosso artigo ajudou? Para não perder as principais novidades e informações sobre armazenagem, curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter!