Sistema QSMS: Entenda como as empresas que o incorporam largam na frente da concorrência

Ao se traçar o plano logístico de uma instituição privada, poucos processos se apresentam como mais primordiais do que a logística. E, neste caso, logística se associa de maneira íntima e direta com integração e cruzamento de dados. Neste cenário, o sistema QSMS (que ao pé da letra significa Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) surge como uma das alternativas que melhor colabora para que a gestão de uma empresa seja mais do que moderna: seja funcional.

Fortemente voltado para a questão ambiental, o sistema QSMS busca, com base em suas diretrizes técnicas, propagar ações de conscientização ecológicas e ambientais não somente entre os colaboradores de uma determina instituição, mas ainda abranger os demais desenvolvimentos sustentáveis socioeconômicos que atuam sobre determinado negócio.

Caso você pretenda descobrir outros detalhes técnicos e práticos a respeito do sistema QSMS, não pense duas vezes e dê sequência à leitura deste breve artigo:

Sob um olhar especializado a respeito da atual configuração do mercado, poucos sistemas são mais capazes de distinguir uma empresa preparada de outra que não possui mesma patente do que o próprio sistema QSMS. Ou seja, as empresas que o adotam em suas rotinas, controles de estoque e demais práticas profissionais largam na frente daquelas que não contam com a mesma postura em seus processos.

Por se tratar de um procedimento capaz de integrar benefícios à rotina de uma corporação, também é possível que o sistema QSMS contribua para o traço da seguinte estruturação de um negócio:

  • Planejamento;
  • Estabelecimento de metas de desempenho;
  • Execução;
  • Monitoramento das atividades;
  • Padronização das ações.

Em situações ainda mais específicas, também é convencional que o complexo denominado de QSMS colabore para o detalhamento da identificação e do controle dos riscos que existem por trás de determinados nichos mercadológicos.

Custos

Sempre que o gestor de um negócio procura incorporar um sistema inovador em seu departamento logístico, é natural que a questão dos custos exigidos em sua aplicação seja mensurada. No específico caso do sistema QSMS, no entanto, trata-se de um conjunto de atividades que não somente oferece um baixo índice financeiro de aplicação, mas que ainda preza pela qualidade de vida dos colaboradores que atuam diretamente na organização.

Legalidade

Para ser taxado como legal, um sistema logístico precisa, por obrigações óbvias, obedecer ao que pregam as leis normativas vigentes no país. É o caso do sistema QSMS, que, além de cumprir todas as normas presentes no estatuto empresarial, ainda propõe uma extensa lista de benefícios passíveis de serem implantados na rotina de colaboradores e gestores que o sustentam.

Conheça, portanto, algumas dessas vantagens:

  • Diminuição dos riscos à saúde e à segurança real dos colaboradores;
  • Redução de impactos gerados ao meio ambiente e ao ecossistema como um todo;
  • Melhorias no potencial de fornecimento de produtos que atendem as necessidades exclusivas de cada consumidor.

Por último, o sistema QSMS é capaz de fazer com que a própria rotina de gestores, fornecedores, funcionários e, por que não, consumidores finais de uma marca, seja otimizada em todos os níveis.

Converse com os consultores da ARM Logística para saber como isso é possível.

 

 

×