O sistema QSMS é um conceito de gestão integrada que busca unir os processos de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) de acordo com as atividades e necessidades de cada organização.
Ainda desconhecido por muitos gestores, foi desenvolvido a partir das necessidades de um mercado que se integra cada vez mais com o cliente, com o funcionário e com as tendências ambientais — ou melhor, que depende do meio ambiente e estimula o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Para saber como o sistema QSMS pode ser útil à cadeia logística de qualquer empresa, continue a leitura!
As normas de gestão
Existem diferentes normas de gestão para as empresas, sendo as seguintes as mais destacadas:
- ISO 9001, muito conhecida por ser de Gestão de Qualidade;
- ISO 14001, de Gestão do Meio Ambiente;
- OHSAS 18001, de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho.
Quando uma empresa trabalha com um sistema de gestão integrado, e não isoladamente, as chances de sucesso aumentam, pois a empresa torna-se mais hábil para desenvolver serviços/produtos com maior valor agregado, que têm a aprovação do público consumidor.
O sistema de gestão integrado também permite a identificação e o mapeamento dos pontos fracos que podem atrapalhar a evolução do negócio, sendo essencial para um planejamento estratégico.
O Sistema QSMS
O Sistema de Gestão Integrada QSMS é um conjunto de normas definido após um mapeamento de todos os processos efetuados pela empresa, dos impactos ambientais das atividades desenvolvidas e da análise dos riscos que envolvem a segurança e a saúde do funcionário.
Após essa avaliação, desenvolvem-se políticas, metas e objetivos para uma gestão mais estruturada.
O gestor deve considerar o sistema QSMS como uma forma eficaz para reduzir custos e aumentar a qualidade de vida de seus empregados, cumprindo todos os regulamentos estatutários e evitando autuações e multas da parte do governo, que age por meio dos órgãos fiscalizadores.
QSMS e logística
Uma empresa que adota o Sistema de gestão Integrada QSMS se propõe a:
- Aumentar a satisfação das partes envolvidas (gestores, colaboradores, fornecedores, consumidores);
- Aumentar o potencial para fornecer produtos que atendam as necessidades do consumidor;
- Eliminar e reduzir os riscos à saúde e à segurança dos colaboradores;
- Eliminar e reduzir impactos no meio ambiente.
Para confirmar que tudo está saindo conforme o esperado, a empresa deverá medir os seus resultados por meio de indicadores como:
- Índice de Atos Seguros (IAS);
- Cumprimento de Prazos de Entrega de Derivados (CPED);
- Índice de Efluentes Hídricos (IEH);
- Índice de Resíduos (IR);
- Índice de Emissões Atmosféricas (IEA);
- Índice de Satisfação dos Clientes (ISC);
- Índice de Satisfação dos Empregados (ISE);
- Lucro Líquido;
- Mídia Impressa.
Armazenagem e QSMS
Dentro da logística, a armazenagem é uma etapa que pode ganhar mais qualidade com o Sistema Integrado QSMS. Esse sistema vai permitir que o gestor evite, por exemplo, a estocagem de produtos fora do prazo de validade.
O sistema ainda otimiza a segurança no ambiente de trabalho, exigindo que os funcionários que trabalham nos armazéns usem os equipamentos de proteção, e cuida para que as próprias instalações ofereçam segurança aos usuários.
Outro ponto importante do Sistema QSMS é o da logística reversa, que diz respeito à destinação de materiais que encerraram sua vida útil. Eles devem ser direcionados adequadamente para as indústrias específicas, a fim de passarem por um processo de reciclagem ou recuperação.
O próprio consumidor participa ativamente desse processo, se encarregando da devolução dos produtos danificados ou que já estão na fase de descarte.
Vale lembrar que a armazenagem e a estocagem têm uma estreita relação com a qualidade dos produtos. O resultado é óbvio: uma mercadoria de boa qualidade agrada o cliente e gera mais lucros para a empresa.
Sendo assim, o Sistema QSMS vai permitir que as atividades desenvolvidas nos armazéns sejam realizadas com segurança, que os produtos sejam estocados de modo a preservar sua qualidade e integridade e que sejam descartados da forma correta quando chegar o momento.
Gostou de saber como o sistema QSMS se encaixa à cadeia logística de uma organização? Aproveite para seguir a ARM Logística nas redes sociais — estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn — e continuar por dentro de assuntos como esse!