O processo logístico está diretamente relacionado aos modais de transporte aproveitados por um país para efetivar o transporte de cargas. O Brasil possui os seguintes modais: rodoviário (o mais usado), ferroviário, aquático e aéreo.
No caso do transporte aquático, os portos desempenham um papel fundamental, visto que são os pontos de embarque e desembarque de mercadorias.
Veja, no post de hoje, como a estrutura portuária afeta o processo logístico de uma nação:
A estrutura portuária
Para funcionar legalmente e de forma organizada, respeitando os requisitos de navegação, movimentação e armazenagem de cargas, os portos devem permanecer sob a jurisdição de uma autoridade portuária.
Os portos são administrados por empresas do Estado, ligadas ao Ministério dos Transportes: as docas. As operações portuárias são realizadas por empresas privadas, pois os portos vêm passando por um processo de desestatização.
Os elementos de uma estrutura portuária
A estrutura portuária divide-se em três tipos.
Complexo físico
Conjunto de instalações que compõem a estrutura portuária:
- Portos;
- Terminal portuário (unidade menor em que se divide o porto);
- Cais;
- Armazéns;
- Equipamentos (empilhadeiras, guindastes, correias, tubulações, transportadores, etc.).
Administração
As entidades que gerenciam os portos são:
- Docas;
- Grupo Executivo para Modernização dos Portos (GEMPO);
- Conselho de Autoridade Portuária (CAP);
- Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).
Operacionalidade
Muitas empresas prestadoras de serviços, trabalhando em consonância com a administração, permitem que sejam realizadas as operações portuárias:
- Operador portuário;
- Sindicato dos Trabalhadores Avulsos;
- Pilotos marítimos;
- Rebocadores.
A estrutura portuária e os processos logísticos
Dentro dessa estrutura, desenvolvem-se diferentes processos logísticos relacionados a atividades internas (entre cidades, estados, regiões) e externas (importação/exportação). São processos de armazenagem, transporte de mercadorias, embalagens e acondicionamentos. Atualmente, os portos contam com recursos tecnológicos que contribuem para agilizar todas essas atividades, facilitando o embarque e o desembarque da carga.
Nos portos, trabalham-se todos os conceitos logísticos: armazenamento, estocagem, empilhamento, movimentação de materiais, carga, entrada e saída de mercadorias, cliente e muitos outros. Os problemas acontecidos nos portos atrapalham o desenvolvimento do processo logístico e impactam negativamente na economia nacional.
Se uma máquina ou equipamento quebrar, impedindo o deslocamento de determinada carga, a consequência será o atraso no envio da mercadoria, comprometendo a empresa emissora, a satisfação do cliente e a reputação do porto.
Como a maior parte das operações desenvolvidas refere-se à importação e à exportação de produtos, a estrutura portuária tem um papel decisivo no crescimento econômico do país a nível internacional. Os portos precisam apresentar capacidade física para receber navios de diversas nações, provenientes de diferentes continentes.
Essas embarcações precisam atracar com segurança em águas brasileiras e permanecer em segurança durante todo a sua estadia. Dessa forma, não é difícil entender por que a estrutura portuária é de vital importância para o desenvolvimento do processo logístico do país.
As dificuldades enfrentadas pelos portos brasileiros
O maior porto brasileiro, o porto de Santos, que também é referência para toda a América Latina, vem passando por um intenso processo de modernização, que visa torná-lo ainda mais apto para efetivar os processos logísticos relacionados às cargas do Brasil e de outras nações.
Porém, ainda é uma realidade que os nossos portos são, em geral, menos produtivos que os de outros países. Investigações efetuadas pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelaram que é preciso fazer investimentos na construção, ampliação e na recuperação dos terminais, na melhoria dos acessos terrestres, na dragagem e em toda a infraestrutura portuária, investimento em torno de 43 milhões de reais.
Quanto antes os nossos portos se modernizarem, mais se desenvolverão o processo logístico e a economia nacional.
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