processo logístico está diretamente relacionado aos modais de transporte aproveitados por um país para efetivar o transporte de cargas. O Brasil possui os seguintes modais: rodoviário (o mais usado), ferroviário, aquático e aéreo.

No caso do transporte aquático, os portos desempenham um papel fundamental, visto que são os pontos de embarque e desembarque de mercadorias.

Veja, no post de hoje, como a estrutura portuária afeta o processo logístico de uma nação:

A estrutura portuária

Para funcionar legalmente e de forma organizada, respeitando os requisitos de navegação, movimentação e armazenagem de cargas, os portos devem permanecer sob a jurisdição de uma autoridade portuária.

Os portos são administrados por empresas do Estado, ligadas ao Ministério dos Transportes: as docas. As operações portuárias são realizadas por empresas privadas, pois os portos vêm passando por um processo de desestatização.

Os elementos de uma estrutura portuária

A estrutura portuária divide-se em três tipos.

Complexo físico

Conjunto de instalações que compõem a estrutura portuária:

  • Portos;
  • Terminal portuário (unidade menor em que se divide o porto);
  • Cais;
  • Armazéns;
  • Equipamentos (empilhadeiras, guindastes, correias, tubulações, transportadores, etc.).

Administração

As entidades que gerenciam os portos são:

  • Docas;
  • Grupo Executivo para Modernização dos Portos (GEMPO);
  • Conselho de Autoridade Portuária (CAP);
  • Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).

Operacionalidade

Muitas empresas prestadoras de serviços, trabalhando em consonância com a administração, permitem que sejam realizadas as operações portuárias:

  • Operador portuário;
  • Sindicato dos Trabalhadores Avulsos;
  • Pilotos marítimos;
  • Rebocadores.

A estrutura portuária e os processos logísticos

Dentro dessa estrutura, desenvolvem-se diferentes processos logísticos relacionados a atividades internas (entre cidades, estados, regiões) e externas (importação/exportação). São processos de armazenagem, transporte de mercadorias, embalagens e acondicionamentos. Atualmente, os portos contam com recursos tecnológicos que contribuem para agilizar todas essas atividades, facilitando o embarque e o desembarque da carga.

Nos portos, trabalham-se todos os conceitos logísticos: armazenamento, estocagem, empilhamento, movimentação de materiais, carga, entrada e saída de mercadorias, cliente e muitos outros. Os problemas acontecidos nos portos atrapalham o desenvolvimento do processo logístico e impactam negativamente na economia nacional.

Se uma máquina ou equipamento quebrar, impedindo o deslocamento de determinada carga, a consequência será o atraso no envio da mercadoria, comprometendo a empresa emissora, a satisfação do cliente e a reputação do porto.

Como a maior parte das operações desenvolvidas refere-se à importação e à exportação de produtos, a estrutura portuária tem um papel decisivo no crescimento econômico do país a nível internacional. Os portos precisam apresentar capacidade física para receber navios de diversas nações, provenientes de diferentes continentes.

Essas embarcações precisam atracar com segurança em águas brasileiras e permanecer em segurança durante todo a sua estadia. Dessa forma, não é difícil entender por que a estrutura portuária é de vital importância para o desenvolvimento do processo logístico do país.

As dificuldades enfrentadas pelos portos brasileiros

O maior porto brasileiro, o porto de Santos, que também é referência para toda a América Latina, vem passando por um intenso processo de modernização, que visa torná-lo ainda mais apto para efetivar os processos logísticos relacionados às cargas do Brasil e de outras nações.

Porém, ainda é uma realidade que os nossos portos são, em geral, menos produtivos que os de outros países. Investigações efetuadas pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelaram que é preciso fazer investimentos na construção, ampliação e na recuperação dos terminais, na melhoria dos acessos terrestres, na dragagem e em toda a infraestrutura portuária, investimento em torno de 43 milhões de reais.

Quanto antes os nossos portos se modernizarem, mais se desenvolverão o processo logístico e a economia nacional.

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