Segundo o site e-commerce Brasil, o comércio eletrônico fechou 2021 com 35% de crescimento e muitas empresas sofrem com os erros de logística no e-commerce.
Apesar de serem comuns, essas falhas atrapalha a competitividade do negócio. Afinal, garantir o máximo de eficiência em todas as etapas da cadeia de suprimentos é essencial para satisfazer o cliente final e alcançar precisão, personalização e rapidez.
Para assegurar esses benefícios, é importante evitar os principais erros logísticos no e-commerce. Neste post, apresentamos 8 deles. Veja!
1. Falta de integração nos sistemas
Para processos eficientes e fluidos, é preciso contar com a tecnologia. Os sistemas garantem a integração das diferentes etapas. Ao mesmo tempo, evitam falhas e gargalos.
Um exemplo é o cliente fazer um pedido pelo site, que consta como produto disponível. No entanto, o item está em falta no armazém. Nesse caso, você precisa entrar em contato com o consumidor para fazer a troca da mercadoria ou sua substituição.
Como consequência, tende a perder não só a oportunidade, como também o cliente. Com uma solução que integra as etapas, as informações estão sempre atualizadas. Isso reduz a quantidade de erros e garante o aviso de estoque mínimo para fazer as vendas sem deixar itens encalhados em estoque.
2. Ineficiência no processo de envio
Vários aspectos podem levar a falhas no processo de envio. Entre os principais estão o comissionamento incorreto, a falta de proteção da embalagem e a demora na entrega.
O problema é que esses aspectos geram custos e insatisfação. Como o consumidor se sente prejudicado, deixa de indicar a sua loja. Assim, esse erro de logística no e-commerce impacta seu volume de vendas.
Atente ainda ao fato de que a demora no envio pode gerar o cancelamento da compra. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), há um prazo de 7 dias para a devolução dos itens comprados no comércio eletrônico, a partir de sua entrega.
3. Falhas na gestão de estoque
O estoque é um item crítico, já que sua má gestão pode levar a problemas nas decisões operacionais do negócio. Com os dados consolidados, é possível definir:
- a necessidade de equipamentos, mão de obra e parceiros;
- os custos de transporte do estoque, para equilibrar as quantidades e garantir a centralização ou a descentralização da distribuição, conforme a necessidade.
Por outro lado, problemas na gestão de estoque causam vários impactos, inclusive no picking. Desse modo, há mais atrasos e retrabalhos. A melhor forma de ter eficiência nesse quesito é usar um sistema de gerenciamento de estoque (WMS).
4. Falta de rastreamento da entrega
A maioria dos clientes gosta de ter acesso a um código de rastreamento para saber em que etapa está o produto comprado. Mesmo que essa não seja uma exigência, vale a pena disponibilizá-la, já que traz confiabilidade para o processo.
Por isso, deixar de lado o rastreamento é um erro que pode custar sua negociação com o cliente. Nesse aspecto, a prática também ajuda a evitar atrasos e aumentar a reputação da sua empresa, considerando que o cliente sempre tem a informação em suas mãos.
5. Embalagem incorreta da mercadoria
A embalagem é mais do que um item decorativo. Ela protege o produto no envio e evita quebras, extravios edanos. Esse é, inclusive, mais um fator de satisfação do cliente.
Isso porque de nada adianta entregar a mercadoria com rapidez, se ela chegar quebrada, riscada ou com qualquer tipo de avaria. Além disso, o processo de devolução tem um custo elevado.
6. Limitação nas opções de frete
O comércio eletrônico depende diretamente do frete. Porém, esse fator pode ser um impeditivo, se as opções forem limitadas.
Mais do que a diferença de preços entre as transportadoras e os Correios, a variedade de opções de frete pode levar a entregas mais rápidas e até gratuitas. Muitas vezes, essas duas alternativas são a preferência dos consumidores.
7. Atrasos nas entregas
As reclamações por atrasos nas entregas dos produtos são frequentes. A questão é que esse cenário ainda mostra falta de qualidade do serviço.
O próprio Direito do Consumidor destaca que a empresa é responsável por resolver esse problema e pode ser até mesmo acionada pelo Procon.
Para evitar essa situação, foque a rapidez das etapas e a eficiência do serviço. Mais além, ofereça o rastreamento da encomenda e coloque-se à disposição do cliente quando necessário.
Também use a tecnologia e use uma margem de segurança. A ideia é ter de 2 a 5 dias a mais para situações de eventualidade. Se o produto chegar antes, melhor.
8. Deixar de contratar uma empresa especializada em logística de e-commerce
Você pode gerenciar todas as etapas da sua empresa, mas esse é um trabalho complexo e que tira a atenção das atividades prioritárias. Com a terceirização, você deixa de se preocupar com:
- separação;
- embalagem;
- processamento de pedidos;
- expedição para transportadores;
- recebimento de logística reversa;
- inspeção.
Assim, uma empresa especializada em logística de e-commerce cuida de todas as etapas desde a chegada do produto ao fornecedor até sua entrega. Na hora de contratar, observe o treinamento, a capacitação da equipe e o uso de soluções adequadas.
Ao evitar todos erros de logística no e-commerce, você tem um retorno melhor dos clientes. Ele se traduz em vendas, faturamento e consolidação da reputação do seu negócio.
Então, o que acha de contratar uma empresa especializada? Entre em contato com a ARM Logística, conheça nossos serviços e entenda como podemos alavancar seu e-commerce!