Existem, em especial, dois conceitos que, devido à sua integração, podem ser unificados por alguns gestores: trata-se de “logística” e “supply chain” (cadeia de suprimentos).
Naturalmente, eles estão muito associados, mas apresentam algumas diferenças que o gestor deve conhecer para tornar sua administração mais eficiente.
Continue a leitura e veja o que significa cada um desses conceitos e as diferenças que apresentam entre si!
Logística
A logística é um conceito que significa organização e contabilidade. Na verdade, ele tem origem francesa: vem do termo “logistique”, ciência que trata do planejamento e da realização de diferentes projetos.
O conceito originou-se das estratégias de guerra (armazenamento, distribuição e manutenção de diversos itens, como armas, alimentos, roupas, transporte e medicamentos).
Com o decorrer do tempo, logística passou a denominar o gerenciamento dos materiais usados em determinadas operações empresariais (armazenamento e distribuição de matérias-primas e produtos).
Foi a partir da década de 1970 que a logística empresarial iniciou seu grande desenvolvimento.
A logística empresarial é fundamental nas empresas, sendo responsável pela gestão de todos os materiais. A área logística gerencia tanto os recursos financeiros quanto os recursos materiais, realizando o planejamento eficiente da produção, do armazenamento, do transporte e da distribuição desses recursos.
A logística integrada é justamente a causa da unificação dos dois conceitos (logística e supply chain), já que busca a máxima integração entre os processos de uma empresa.
Supply chain (cadeia de suprimentos)
O supply chain abrange todos os processos que envolvem a vida de um produto, desde a sua produção (a partir de uma matéria-prima) até a entrega ao consumidor final.
Ele é formado por diversos integrantes que agem em etapas diferentes (fornecedores, fabricantes, distribuidores, armazéns, varejistas e consumidores).
Pode-se dizer que o SCM (Supply Chain Management, ou seja, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) desenvolveu-se a partir do conceito de Logística Integrada. A finalidade da gestão da cadeia de suprimentos é assegurar a melhor integração entre todos os processos do supply chain.
Diferenças entre logística e supply chain
Resumidamente, pode-se dizer que:
- logística cuida da integração intraempresarial (dentro da empresa);
- SCM cuida da gestão interempresarial (entre empresas).
O SCM, portanto, envolve fornecedores e clientes em níveis diversos ― como os clientes dos clientes ―, coordenando para racionalizar e otimizar o fluxo dos materiais e das informações (desde a matéria-prima até o consumo do produto final).
Esse tipo de gestão se propõe a eliminar as redundâncias e diminuir o tempo dos ciclos de produção e dos inventários, de forma a oferecer os melhores serviços pelos menores custos aos seus clientes.
A logística procura adquirir o produto ou a matéria-prima da fonte certa, no tempo certo, na quantidade adequada, no local ideal e para o cliente certo ao preço certo.
Ela se relaciona à movimentação dos produtos de um ponto a outro e controla o fluxo de informações sobre esse deslocamento. Preocupa-se com o controle de estoques e, também, com a redução de custos.
- A logística cuida diretamente da aquisição dos insumos, do armazenamento e do transporte do produto do ponto de origem ao de chegada;
- O supply chain está mais associado à visão estratégica e integral dos processos logísticos.
Quando se pratica a Logística Integrada, procura-se unificar logística e supply chain para obter melhor:
- planejamento;
- gestão de estoques;
- processamento de pedidos;
- movimentação e armazenagem;
- gestão das informações, transporte e distribuição;
- PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção).
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