No atual cenário brasileiro de altíssima competitividade, em que as empresas precisam operar com o mínimo de estoque e trabalhar no sistema Just-in-time, os processos logísticos são fundamentais para a eficiência e o atendimento de qualidade ao cliente.

Sabendo desse contexto, todos os gestores e responsáveis pela logística têm buscado melhorias nos serviços de entrega e distribuição, sempre visando reduzir os custos e o tempo dos processos logísticos.

A cada dia clientes estão se tornando mais exigentes, buscando empresas que ofereçam os melhores serviços e entreguem o prometido em tempo hábil e com qualidade.

Quer criar um diferencial competitivo para sua empresa e assegurar que suas entregas sejam feitas de forma rápida e com baixo custo? Então continue lendo e veja como otimizar processos logísticos e garantir a satisfação total dos clientes!

Planeje as entregas

planejamento da distribuição dos produtos é o primeiro passo que deve ser dado pelos gestores para otimizar os processos logísticos. É fundamental que seja criado um cronograma detalhado de todas as etapas a serem seguidas, desde o recebimento dos itens, segregação e classificação, até a entrega aos clientes.

Ao planejar os processos logísticos consegue-se detectar quais são os gargalos que estão prejudicando a empresa, corrigi-los e reduzir o tempo gasto para a entrega dos produtos.

Roteirize a logística da empresa

A roteirização da logística é uma tendência mundial que não pode deixar de ser seguida pelas empresas que desejam otimizar as entregas. Essa estratégia nada mais é que uma técnica que tem como objetivo definir todo itinerário dos veículos e o roteiro que deve ser seguido durante as entregas.

A roteirização é feita por meio de estudos prévios e dados estatísticos, de forma a prever quais são as melhores rotas a serem seguidas durante os processos logísticos.

De forma prática, pode-se dizer que essa técnica leva em consideração os veículos disponíveis para realizar as entregas, a quantidade de pedidos e os locais de entrega. Com esses dados consegue-se definir as melhores rotas, otimizando o tempo da distribuição e reduzindo os custos operacionais.

Adote a logística integrada

logística integrada, como o próprio nome diz, refere-se à integração de todos os processos logísticos da empresa, montando um fluxo inteligente e lógico a ser seguido. Essa estratégia engloba todos os modais de transporte, trabalhando cada um deles em conjunto e em busca dos mesmos objetivos: entregas rápidas e clientes satisfeitos.

Para obter melhores resultados, a logística integrada deve ser aplicada nas empresas em conjunto com a roteirização. As duas técnicas podem reduzir significativamente o tempo das entregas e fazer com que a empresa se destaque no mercado.

Utilize a tecnologia

Para garantir que todas as entregas estejam sendo realizadas corretamente e os prazos sendo devidamente cumpridos, é essencial que a empresa utilize a tecnologia a seu favor. Rastrear e acompanhar os veículos via satélite e fazer o controle dos carros e caminhões via software garante que a distribuição siga o roteiro determinado e ajuda a monitorar os veículos, evitando roubos e agilizando os processos de manutenção.

Trabalhe com veículos novos

Por último, para otimizar processos logísticos, é fundamental que a empresa trabalhe com veículos novos e de qualidade. Isso além de permitir que as entregas sejam realizadas de forma rápida, reduz os gastos da empresa com combustíveis, visto que são veículos mais eficientes, o que diminui consideravelmente os custos de manutenção.

Agora que você aprendeu como otimizar os seus processos logísticos, não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio!

×