O adequado gerenciamento de estoque pode ser decisivo para que a empresa alcance seus objetivos, como corte de gastos, atendimento satisfatório ao cliente e aumento da margem de lucro.
Atualmente, é possível contar com o apoio da tecnologia para otimizar o controle do acervo de itens estocados. Existem também técnicas que são empregadas com a finalidade de reduzir o estoque e acelerar as atividades.
Uma dessas estratégias chama-se cross docking. Você já a conhece? Saiba mais sobre ela lendo o post!
O que é cross docking
O cross docking é uma técnica cuja finalidade é exatamente agilizar os fluxos de mercadorias, reduzir os custos devido à condensação das cargas e até dispensar a armazenagem.
Nesse sistema, as cargas que entram são diretamente conduzidas para a expedição, como na operação do fluxo de saída.
Essa operação caminha em sentido bem diferente daquele proposto pelo sistema tradicional, em que o produto é estocado até ser transferido entre lojas ou ser colocado para venda nos pontos específicos.
Trata-se, portanto, do roteamento das mercadorias — uma tática que apura o gerenciamento de estoque de maneira efetiva.
Uma exemplificação do sistema
Para compreender melhor o sistema, considere o exemplo: uma rede de mercadinhos trabalha com 5 produtos principais: laticínios, bebidas, verduras, biscoitos e utensílios domésticos. Cada tipo de produto tem seu próprio fornecedor. Existem, ao todo, 10 estabelecimentos da rede de mercadinhos.
Assim, 5 caminhões, um de cada fornecedor, chegam ao armazém com as mercadorias. Do outro lado do armazém, correspondente à saída dos itens, estão estacionados 10 caminhões.
À medida que são descarregadas dos 5 caminhões dos fornecedores, aquelas mercadorias são roteadas para os 10 caminhões da própria empresa. Esses veículos carregarão os produtos para os mercadinhos, na quantidade correta para cada qual, segundo as demandas de clientes e da localidade.
Essa operação consome poucas horas, e não será preciso ter maior estocagem.
A importância do cross docking para o gerenciamento de estoque
O sistema de cross docking oferece muitas vantagens para o gerenciamento de estoque e, por conseguinte, para a empresa como um todo. Entre os benefícios, destaca-se a redução em:
- custos em estocagem;
- perdas em estoque;
- custos de oportunidade;
- custos de manuseio;
- necessidade de espaço;
- furtos e compressão das mercadorias;
- danos às mercadorias (pois, não há tanto manuseio);
- obsolescência e problemas com data de validade das mercadorias;
- uso de papéis relacionados ao processamento de estoque.
Além dessas reduções, o cross docking oferece vantagens como acelerar os fluxos de estoque e potencializar a circulação de produtos, bem como agilizar o pagamento ao fornecedor (o que significa que melhores parcerias poderão ser efetivadas).
Contribui para uma melhor utilização dos recursos disponíveis; e auxilia na consolidação dos produtos. Otimiza ainda as estratégias de Just In Time (realização de pedidos aos fornecedores somente no momento exato).
As limitações do sistema para o gerenciamento de estoque
Apesar das vantagens oferecidas, o cross docking também apresenta algumas limitações e cria dificuldades, como na identificação de produtos candidatos.
A técnica exige muita sincronização entre os fornecedores e os níveis de demanda.
O gerenciamento de estoque pode sofrer com a ausência de visão sistêmica e bem orientada da cadeia de suprimentos, E a falta de um estoque de segurança pode trazer contratempos eventuais com as demandas.
As características fundamentais do cross docking
Para que o gerenciamento de estoque possa usufruir realmente de um bom sistema de cross docking, é necessário que sejam configuradas determinadas características:
- o tempo de permanência das mercadorias no armazém deve ser o mínimo possível (em geral, de 1 a 3 dias no máximo);
- depois do recebimento, a mercadoria deve ser enviada diretamente para o veículo de entrega ou permanecer em uma área de picking (mas não pode ser estocado);
- é fundamental um sistema eficiente de comunicação, de informação e de coordenação da troca de produtos (a tecnologia ajuda bastante nesse quesito).
E você, já tem familiaridade com o sistema cross docking? Usa a ideia em seu gerenciamento de estoque? Acesse nossas redes sociais e comente!