Uma boa gestão de estoque é fundamental para garantir uma administração empresarial de excelência. O estoque é uma parte importante do setor logístico, principalmente no que se refere à correta armazenagem de mercadorias e insumos.
Para facilitar essa tarefa, elaboramos este post, reunindo algumas dúvidas mais comuns sobre a gestão de estoque. Leia e confira!
Por que a gestão de estoque é tão importante?
Há muitos motivos para priorizar a gestão de estoque. Mas, simplificando: seja sua empresa de produção e venda ou somente de vendas, será o estoque que fornecerá a matéria-prima e as mercadorias que serão vendidas ao consumidor final.
Gerenciando corretamente o estoque, o gestor terá sempre provisões para atender a demanda dos consumidores, assegurando a venda dos produtos e a satisfação dos clientes. Certos produtos, por exemplo, são mais procurados em determinadas épocas, e a boa gestão considera esse ponto na hora de controlar o estoque (aparelhos de ar-condicionado, roupas curtas e de praia têm maior demanda no verão; casacos, guarda-chuvas e cobertores grossos são mais procurados no inverno).
A gestão de estoque permite ainda economizar custos e lucrar mais, evitando comprar produtos em excesso, que serão desperdiçados ou, por outro lado, comprando produtos a preços menores, armazenando com antecedência e vendendo com maiores lucros.
Administrar o estoque também possibilita a continuidade das operações fundamentais para a sobrevivência da empresa, como o ciclo produtivo e/ou o processo de vendas.
Quais os princípios da gestão de estoque?
Para gerenciar bem seu estoque, é bom considerar certos princípios:
- Previsão da demanda: é necessário efetuar o inventário e ajustá-lo conforme as demandas específicas de cada produto;
- Monitoramento do sistema: a quantidade de itens no estoque deve ser gerenciada por um mecanismo eficiente, preferencialmente automatizado, que forneça dados mais precisos sobre saída e entrada;
- Qualidade de armazém: a armazenagem deve ser efetuada com controle de qualidade, garantindo a conservação e integridade física dos insumos e produtos.
Para que usar um sistema de codificação?
Caso o gestor não tenha um sistema de codificação, na hora de procurar o produto no armazém corre risco de identificar e encaminhar a mercadora errada, atrapalhando o processo de entrega e satisfação do cliente.
O sistema EAN de codificação, formado pelo país + empresa +produto + dígito verificador (ao todo, 13 dígitos), é utilizado por mais de 450 mil empresas em mais de 100 países. Esse modelo de controle e o utilizado pelo código de barras definido pela GS1 (Associação Brasileira de Automação, responsável pela implementação de padrões de identificação de produtos).
Quais as vantagens do controle de estoque?
Considerando sua importância para a empresa, podem-se destacar vantagens como:
- Otimização do espaço (aproveitando melhor o armazém);
- Melhor organização dos itens estocados (facilitando a identificação);
- Melhoria da produtividade;
- Redução de perdas e gastos;
- Otimização do capital de giro (que fica menos comprometido com os custos elevados de estoque e pode ser direcionado para outras finalidades, incluindo investimentos promissores).
Como otimizar de forma eficaz a gestão de estoque?
A principal medida para otimizar de forma segura e eficaz sua gestão de estoque é contando com o apoio de uma assessoria altamente qualificada nessa atividade. A ARM é uma empresa de logística especializada em armazenagem.
Contratando seus serviços, seu empreendimento terá menos custos e contará com experiência e conhecimento de profissionais que farão todo o planejamento necessário para a adequação do armazém, além de pensar a melhor estratégia para carregamento e descarga das mercadorias, bem como a segurança dos itens estocados. Otimize sua gestão de estoque com a ARM Logística!
Para finalizar, deixe seu comentário sobre o post e siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Linkedin!