Em tempos de competitividade acirrada, um gestor que consegue tomar decisões rápidas e assertivas apresenta, sem dúvida, uma vantagem no mercado. Mas, para isso, é fundamental que esse gestor tenha acesso a informações de qualidade, ao controle das operações e identifique todo tipo de variável. Nesse sentido, surgem os conceitos de acuracidade e rastreabilidade.

Aplicados, principalmente, aos estoques e armazenagem, esses conceitos garantem precisão e acompanhamento — dois elementos chaves para as empresas.

Ficou interessado? Então, siga a leitura do post e entenda o que é rastreabilidade e acuracidade e como você pode utilizá-las no dia a dia da sua empresa. Confira!

O que é rastreabilidade?

Em termos gerais, rastreabilidade é a possibilidade de localizar um produto dentro da cadeia de suprimentos. No ambiente empresarial, pode ser uma mercadoria, matéria-prima, embalagem, entre outros.

O rastreamento, geralmente, é feito por meio de um código colocado no produto — uma etiqueta RFID (Radio Frequency Identification) ou um código de barras, por exemplo. Nele, estão informações como:

  • identificação do produto;
  • informação de origem;
  • qual o seu destino;
  • em que ponto da cadeia logística ele se encontra.

Como a rastreabilidade pode ser aplicada em uma empresa?

A rastreabilidade é muito utilizada para manter os padrões de qualidade de uma empresa, já que ela auxilia no controle do processo produtivo e, ainda, no acompanhamento do fluxo de materiais. No estoque, ela é particularmente importante. Confira alguns processos em que a rastreabilidade pode ser aplicada:

Logística interna

Com a rastreabilidade, é possível controlar toda a movimentação interna de um produto até a sua baixa. Dessa forma, o nível de acuracidade de um estoque melhora, já que a rastreabilidade ajuda a evitar perdas, extravios e furtos de materiais e, também, contribui para que todo o processo de logística interna seja mais ágil.

Logística externa

Com a rastreabilidade aplicada à logística externa, é possível controlar o fluxo de materiais de determinado processo não só dentro da empresa, mas em toda a cadeia de suprimentos. Os produtos são monitorados desde o fornecedor até a sua entrega ao cliente final.

Isso gera uma série de benefícios para a empresa, como:

  • garantia de qualidade dos produtos inseridos no mercado;
  • eficiência no controle do fluxo de materiais;
  • redução da necessidade de altos níveis de estoques;
  • redução de custos.

O que é acuracidade?

A acuracidade está ligada a precisão. No ambiente empresarial, esse conceito está muito relacionado aos estoques e significa a apuração das quantidades físicas, levantadas em inventário, em relação às quantidades registradas no sistema de controle.

Trata-se de um indicador importante, que demonstra o índice de confiabilidade do estoque e, por consequência, de sua gestão.

Quando há divergência entre as informações levantadas e as encontradas no sistema, a empresa poderá enfrentar algumas situações críticas, como:

  • interrupção da linha de produção por falta de insumos ou matéria-prima;
  • interrupção da manutenção corretiva por falta de peça;
  • compra de estoque sem necessidade.

Como vimos, a rastreabilidade e a acuracidade dos estoques são características de uma administração eficiente. Quer mais dicas para melhorar a gestão de sua empresa? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

×