Escolher um galpão de armazenamento adequado às características dos produtos é fundamental para o bom funcionamento da empresa. Afinal de contas, conservá-los seguindo as recomendações dos fornecedores evita prejuízos que podem ser decisivos se houver negligência neste processo.
Conheça, neste post, 6 tipos de galpões e uma pequena lista de requisitos para seu correto funcionamento!
1. Galpão de lona piramidal
A tenda de lona em formato pirâmide é o modelo ideal caso você precise de depósitos em locais pequenos, até 225 m² (15 m X 15 m), por exemplo. Ela possui uma estrutura de suporte feita com chapas de ferro ou sistemas tubulares, instalados por meio de encaixe, parafusos e conexões.
Esse tipo de galpão dispensa fundação e, apesar da montagem rápida e simples, é mais frágil. Cada seção pode ser acoplada, com calhas e outras formas de conexão, para aumentar o espaço interno e a logística em seu interior.
É perfeito para lançamentos de produtos, showrooms, palestras e demais eventos. Existe uma versão deste modelo chamada Umbrella (guarda-chuva), na qual a lona de cobertura é pontuda no cume, e dá mais estilo à estrutura.
2. Galpão de lona duas águas
Este exemplar cobre grandes extensões de espaço fechado em um único pavimento. A estrutura é formada por alpendres com distanciamentos regulares que, por sua vez, é sustentada por um sistema de vigas, terças ou tesouras.
O espaço central bastante amplo permite o aproveitamento de muitos tipos de coberturas para proteção, além de servir para armazenagens diversas, como:
- produtos industrializados;
- produtos agrícolas;
- estacionamentos;
- montagem de centros de distribuição para vários tipos de mercadorias.
O arranjo das águas no forro permite que algumas peças sejam feitas de material transparente, para aproveitar a luz solar em seu interior. Neste modelo também pode-se construir lanternins (pequenas aberturas laterais), que além de receber iluminação externa, melhora a ventilação do ambiente.
3. Galpão metálico pré-moldado
Este tipo de galpão é recomendado aos clientes que possuem grandes áreas para estocagem ou que desejam aproveitar o espaço por meio da verticalização de mercadorias. Geralmente sua estrutura metálica é galvanizada a fogo, dispensa fundação, com montagem rápida, segura e flexível.
4. Galpão em arco
Galpões em arco oferecem funcionalidades importantes, principalmente em soluções de acústica, climatização e condensação. Este modelo é recomendado para regiões chuvosas e outras precipitações atmosféricas, pois reduz o risco de infiltrações, possibilitando o escoamento do excesso de água para as laterais.
5. Galpão em shed
Apresentam dois tipos de vãos: simples ou múltiplos. Sua cobertura é instalada em formato de degraus para iluminar e ventilar naturalmente a área interna do depósito. Consegue cobrir grandes espaços com bastante êxito.
Por sua versatilidade pode ser usado para tais fins, como:
- instalação de indústrias;
- templos religiosos;
- ginásios poliesportivos;
- centros comerciais.
6. Galpão inflável
Perfeito para ser montado em estações de trabalho que não podem parar ou procrastinar suas atividades por consequência de mudanças climáticas, por exemplo.
Este galpão é composto exclusivamente por polímeros, ou seja, não possui suportes metálicos, já que foi pensado para funções emergenciais de curto prazo e que exigem deslocamentos, a fim de dar prosseguimento nos projetos em qualquer local.
Requisitos de um galpão de qualidade
Antes de pensar em instalar um galpão é preciso cumprir alguns requisitos, como:
- pé direito alto (distância entre o piso e o teto) para aumentar a ventilação e a dispersão térmica;
- piso resistente para suportar as mercadorias sem rachar/trincar ou correr risco de desmoronamento;
- possibilidade de cross-docking, no qual os produtos chegam de um lado e são retirados pelo outro flanco, reduzindo o tempo de circulação dentro do estoque;
- sistema de combate a incêndio;
- extensa área de pátio para acomodar uma maior quantidade de mercadorias e possibilitar uma movimentação otimizada no galpão de armazenamento.
O que achou deste post? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdo exclusivo — Facebook, Linkedin e Twitter!